Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Quiabo: alimento energético e curativo

Quiabo: alimento energético e curativo

A geleia do quiabo, se bebida uma vez por dia, dá-lhe mais saúde, beleza e muita energia. Tem propriedades que vão desde o controlo do peso à melhoria da pele, cabelos e combate à exaustão.

Pinterest Google+

Falar sobre os alimentos precisa de ser feito de forma a levar até cada leitor uma visão de equilíbrio e de harmonia, sabor e textura. Deve-se mesmo imaginar em cada leitor um verdadeiro chef cooker, capaz de colocar em prática cada ensinamento.

 

Escreve- se muito sobre alimentação saudável, fazer dieta, manter a elegância, mas a maior parte das pessoas consome diariamente o seu alimento sem ter noção da função desse nutriente para a sua saúde. Hoje, nesta crónica Alimento é Vida, onde a letra Q faz parte da sequência alfabética desta rúbrica, trago um alimento herdado de África, o qual considero de grande valor energético, curativo e nutracêutico.

 

VEJA TAMBÉM: VITAMINAS E SUPLEMENTOS QUE AUMENTAM A ENERGIA

 

O quiabo, que está na lista das hortaliças da medicina natural, tem sabor acre e ligeiramente glutaminoso. Um estudo publicado na PUB MED em 2011 mostra-nos que o quiabo regula a nossa expressão genica, de forma a reduzir significativamente as taxas de glicose no sangue e, desta forma, controlar a diabetes.

 

Para quem vive preocupado com a imagem estética de magreza ou elegância padrão, está provado que este alimento contribui também, entre todas as suas virtudes, para a manutenção do peso, por conter poucas calorias. O seu consumo regular é recomendado, por ter propriedades que agem na prevenção do equilíbrio metabólico, tais como:

 

VEJA TAMBÉM: OS BENEFÍCIOS DA BANANA: ENERGIA PARA O DIA

 

Controle do peso: Por conter fibra, diminui a fome, favorece a desintoxicação do intestino e reduz o acúmulo de gordura corporal.

Limpeza da pele: rico em vitamina C combate as manchas da pele.

Gravidez: auxilia no bom funcionamento e crescimento do cérebro do feto e age na prevenção de abortos espontâneos.

Asma: reduz os sintomas da asma, devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Cancro do Cólon: por conter bastante fibra insolúvel limpa o trato intestinal, diminuindo o risco de cancro do cólon

Qualidade do sono: excelente fonte de proteína vegetal de primeira linha e de aminoácidos como o triptofano.

Beleza dos cabelos: é um condicionador natural dos cabelos e melhora a queda, elimina a caspa, os piolhos e hidrata o couro cabeludo.

Energia e vitalidade: O quiabo aumenta a energia e combate a fraqueza e a exaustão.

Prisão de ventre: atua como laxante suave, devido ao seu alto teor em fibra.

Qualidade da visão: por conter betacaroteno, um percursor da Vit. A, antioxidante como a luteína o quiabo, previne o glaucoma e cataratas.

Artigo anterior

Dor crónica afeta cerca de 35% dos portugueses adultos

Próximo artigo

Massagem abhyanga: o toque terapêutico na medicina ayurvédica