Home»FOTOS»Quer uma escapadela revigorante às portas de Lisboa?

Quer uma escapadela revigorante às portas de Lisboa?

São 15 hectares onde a natureza, o antigo e o moderno se entrecruzam para proporcionar experiências relaxantes a quem visita a Quinta dos Machados. Um percurso sensorial que desperta os cinco sentidos, os detalhes cuidadosos que homenageiam a história e o local e a adaptação da unidade para receber turistas com necessidades especiais são alguns dos muitos atrativos diferenciadores desta unidade localizada perto de Mafra.

Pinterest Google+

O quarto chama-se Vitória e faz homenagem aos soldados que venceram as tropas de Napoleão no século XIX. A cama é de dossel, o mobiliário antigo e o conforto absolutamente moderno. Lá fora, os pássaros cantam… Isto promete! Veja imagens na galeria acima.

 

A Quinta dos Machados Country House & Spa está inserida numa propriedade com 15 hectares, sendo que 11 deles são ocupados pelo bosque, que faz paredes meias com a casa senhorial do século XVII e com a ala moderna, onde se localiza o restaurante Cantinho dos Sabores, o SPA e 12 quartos temáticos. Lá mais ao fundo, um pequeno ribeiro dá guarita a alguns animais. Por lá ouvem-se os sapos a coaxar e as cigarras a cantar. E até uma pequena cobra de água conseguimos identificar.

 

Ao todo, esta unidade hoteleira localizada perto de Mafra oferece 29 quartos, duas casas familiares e um edifício único, considerado património histórico protegido, usado para eventos, e com um salão com capacidade para 280 pessoas. Também tem zonas no bosque para quem preferir cerimónias ao ar livre. O espaço está adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e invisuais, havendo indicações em braille pela propriedade e nos seis quartos adaptados. Também as atividades propostas são inclusivas.

 

VEJA TAMBÉM: QUINTA DO PISÃO, UM PASSEIO PELA NATUREZA ÀS PORTAS DE LISBOA

 

Mas voltando ao quarto onde ficámos instalados, o Vitória. Localizado na ala relax, está integrado num espaço onde cada quarto tem um tema que homenageia o local. Pela propriedade passaram os soldados ingleses que ajudaram a defender a Coroa Portuguesa. E este quarto tem elementos que remontam a essa época. Pode regressar ao passado através dos detalhes. Observe-os. Outro dos quartos chama-se Ericeira e transporta-nos para essa vila que ali fica tão perto. Já o Histórias homenageia antigos proprietários… e por aí adiante.

 

Mas se o interior é aconchegante, a Quinta dos Machados vale também muito pelo seu exterior. Não só pela envolvência natural do bosque, como pelas inúmeras atividades que se fazem fora de portas. Pode simplesmente caminhar ou andar de bicicleta pelos vários caminhos. Peça na receção os percursos disponíveis. O antigo Caminho do Palácio Real, por exemplo, ainda ali está e leva-o até ao palácio Real de Mafra. As pessoas com necessidades especiais não foram esquecidas e têm à sua disposição um veículo de transporte.

 

VEJA TAMBÉM: VESTIGIUS, O MAR SERVIDO COM HISTÓRIA E CARISMA

 

Aqui instalado, pode, e deve, fazer o percurso sensorial, através do qual os hóspedes são convidados a explorar os cinco sentidos. Para testar a audição, três xilofones gigantes são tocados e deixam ecoar o seu som. O de ferro, particularmente, merece atenção redobrada. Noutra estação, pelo tato e de olhos fechados, manuseie objetos e descubra várias texturas da natureza. Sem medos. Também pode abraçar árvores, algo que é considerado revigorante. E se olhar com atenção vai reparar que têm ‘rostos’…  O sentido do tato descobre-se também pelos pés. Descalce-se e caminhe em três pisos diferentes para sentir o chão de formas diferente. Garantimos que alguns não são fáceis. Deixamos os restantes sentidos para descobrir por si…

 

Outras mais atividades são propostas, desde as múltiplas e relaxantes massagens disponíveis no spa, seguidas de sauna, banho turco ou jacuzzi. Um banho na piscina exterior ou uma aula de yoga e meditação no bosque. Aliás, mesmo sem ser em aula, há muitos espaços que convidam à contemplação interior. É só descobri-los.

 

VEJA TAMBÉM:  ERICEIRA, TERRA DE OURIÇOS E DO MAR DAS SETE ONDAS

 

E como unidade que privilegia o produto local, não só os produtos oferecidos são feitos aqui ou na região, como também oferece a possibilidade de aprender a fazer pão de Mafra. Com a ajuda da padeira de serviço, meta as mãos na massa e veja-o crescer no forno de lenha. No fim, molhe-o bem quente numa tiborna de azeite e alhos. Hummmm….

 

Mas o dia já vai longo, o estômago já ronca e o restaurante Cantinho dos Sabores já prepara os pratos da nova carta. Fica a sugestão: peça de entrada chamuças de queijo de cabra, alho francês, mel e nozes. E como prato um inovador bacalhau com crosta de pesto de tomate seco acompanhado com migas de grão de bico, feijão e couve lombardo. Como sobremesa, pode optar pelas novas peras bêbedas, por exemplo, mas não sabemos se vai resistir ao bolo de chocolate com gelado de baunilha e morangos. Como se costuma dizer, é de ‘comer e chorar por mais’…

 

Por fim, no jardim exterior, inúmeros espaços ajudam a terminar um dia relaxante na melhor companhia. Uma lareira no centro aquece as noites mais frias. Posto isto, está na hora de voltarmos ao Vitória.

Até breve…

 

Artigo anterior

Corpo adapta-se a curtos períodos de exagero alimentar, diz estudo

Próximo artigo

Queixas contra o Centro Nacional de Pensões disparam 88%