Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Quer um cérebro mais jovem? Coma mais beterraba

Quer um cérebro mais jovem? Coma mais beterraba

Rejuvenescer o cérebro pode ser tão simples quanto isto: fazer exercício e comer regulamente beterraba, revela um estudo realizado nos EUA. Juntos resulta numa conectividade cerebral que se assemelha ao que se vê em adultos mais jovens. Neste Dia Mundial da Juventude, esta é uma boa sugestão para celebrar os tempos áureos.

Pinterest Google+

Depois de um estudo indicar que consumir sumo de beterraba na terceira idade ajuda a baixar a pressão arterial e a controlar problemas cardíacos, uma outra pesquisa incita, definitivamente, a colocar este tubérculo na alimentação: também ajuda a rejuvenescer o cérebro.

 

Os cientistas da Universidade Wake Forest descobriram que, em comparação com o exercício isolado, adicionar um suplemento de sumo de beterraba ao exercício resulta numa conectividade cerebral que se assemelha ao que se vê em adultos mais jovens.

 

Veja também: Batido detox de beterraba

 

A beterraba é rica em nitrato dietético, que o corpo converte em nitrito e, em seguida, em óxido nítrico. O óxido nítrico aumenta o fluxo sanguíneo em áreas que estão especialmente necessitadas. Apenas o exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, de modo que a adição de óxido nítrico do sumo de beterraba amplifica o efeito, revela o estudo.

 

Veja também: Batido energético de beterraba

 

Já muitos estudos ligaram o nitrato da beterraba a um melhor desempenho no exercício físico, a um maior fluxo sanguíneo para o cérebro e a melhorias de condições, que vão desde a doença pulmonar obstrutiva crónica, à diabetes e à hipertensão. Mas, segundo o comunicado da universidade, este é o primeiro a sugerir que o sumo de beterraba pode realmente aumentar o efeito que o exercício tem sobre o envelhecimento do cérebro.

 

Aprenda a fazer húmus de beterraba

Artigo anterior

O que diria ao seu ‘eu’ de 18 anos?

Próximo artigo

Alimentos que mantêm a pele mais jovem