Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Quer reduzir o uso de plásticos em sua casa?

Quer reduzir o uso de plásticos em sua casa?

O tema ‘plásticos’ está, sem dúvida, em grande destaque na atualidade. Embora tenha sido objeto de grande negligência durante muitos anos, está finalmente a ter a importância devida. É urgente agirmos e metermos a mão na massa! Veja algumas ideias.

Pinterest Google+

Assuma como missão a redução consistente do uso de plástico, e descubra sete dicas básicas para reduzir esse material na sua casa. A mudança depende de todos nós, por isso convido-o a ler o artigo até ao final.

 

Evite o uso de palhinhas e utensílios de plástico descartável

Portugal consome mais de 259 milhões de copos de café descartáveis e à volta de 1000 milhões de palhinhas por ano. Absurdo? De facto. Por isso, não contribua mais para esta dura realidade. Dê primazia ao uso da loiça e não a estes objetos que tanto contribuem para intoxicar os oceanos.

 

Compre recipientes de vidro

Precisa de conservar os alimentos? Opte pela compra de recipientes de vidro em detrimento das embalagens plásticas. Além de possuírem maior durabilidade, ao contrário dos plásticos, podem ir ao micro-ondas sem contraindicação. Isto, porque não é aconselhado o contacto direto entre a comida quente e o material plástico. Como sabe, os plásticos deformam-se com a ação do calor e libertam substâncias prejudiciais que se incorporam nos alimentos.

 

VEJA TAMBÉM: PRIMEIRA MERCEARIA EUROPEIA SEM PLÁSTICO É PORTUGUESA E ACABA DE VENCER O PRÉMIO TERRE DE FEMMES

 

Use garrafas reutilizáveis

Hoje em dia, felizmente, existe uma grande variedade de garrafas reutilizáveis (inox ou vidro) à venda nos supermercados. Ao usarmos estes recipientes estamos a evitar a compra de mais material de plástico.

 

Reutilize os sacos das compras

Priorize a compra de sacos maiores, como os de ráfia, e conserve-os para que possa usá-los sempre que se deslocar ao supermercado. Assim, evita contribuir para o consumo excessivo de sacos de plástico em Portugal.

 

Evite a adquirir vasos de plástico

Gosta de pequenas aromáticas ou de plantas no geral? Ótimo! Compre vasos de barro, e não do comum material plástico. As suas plantas agradecem e o planeta também.

 

VEJA TAMBÉM: PLÁSTICOS: O FLAGELO QUE DESPERTOU A PREOCUPAÇÃO DA HUMANIDADE

 

Use menos embalagens na sua casa de banho

Já se apercebeu que são nas cozinhas e, principalmente, nas casas de banho onde se acumulam mais plásticos nas nossas casas? Gel duche, champô, amaciador, cremes corporais, esfoliantes, giletes, tónicos de limpeza, cremes de rosto, desodorizantes, escovas de dentes… enfim, são inúmeros os utensílios que compramos embalados em plástico. Infelizmente, muitos deles não duram mais de um mês em nossas casas.

 

No entanto, já existem outras possibilidades no mercado. Começam agora a surgir opções de compra mais sustentáveis. Escovas de dentes produzidas a partir do bambu, champôs e amaciadores sólidos semelhante a sabonetes, gamas mais alargadas de sabonetes para o corpo, esponjas vegetais, entre outros. Pondere e procure a melhor opção.

 

Compre a granel

Existem lojas ou mesmo secções em alguns hipermercados que vendem produtos a granel. Nesses locais é possível comprar leguminosas, frutos secos, chás, entre outros produtos, a granel. É um conceito interessante e mais sustentável. Já pensou como se poupa em embalagens de plástico?

 

Artigo anterior

Doentes de Parkinson chegam a esperar um ano por consulta de acompanhamento

Próximo artigo

Bacalhoaria Moderna traz frescura ao tradicional bacalhau