Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Quem pratica meditação ou ballet é mais sábio

Quem pratica meditação ou ballet é mais sábio

A sabedoria é frequentemente associada à idade, mas nem todas as pessoas idosas são sábias. Então, o que faz com que uma pessoa seja sábia?

Pinterest Google+

Um novo estudo, ‘A Relação entre Mental, Práticas Somáticas e Sabedoria’, publicado na revista ‘Plos One’, confirma a conceção antiga de que a meditação está associada à sabedoria. Conclui, também, que as práticas somáticas (físicas) como, por exemlo, ballet clássico, pode levar a esse aumento da sabedoria. O estudo foi realizado pela Universidade de Chicago, EUA.

 

Aparentemente, este é o primeiro estudo a ser publicado que analisa a relação entre a meditação ou o ballet e o aumento da sabedoria. O facto de «a meditação estar associada com a sabedoria é uma boa confirmação, mas a constatação de que a prática do ballet está associada ao aumento da sabedoria é fascinante», disse Monika Ardelt, professora de sociologia na Universidade de Flórida, EUA, no relato divulgado na ‘Plus One’.

 

Veja a galeria: Meditação para principiantes

 

Os investigadores incluíram ballet no estudo «sem estar à espera de descobrir que esta atividade estivesse associada à sabedoria, mas sim para fins de comparação», explicou Patrick Williams, principal autor do estudo.

 

Esta ligação entre ballet e sabedoria tem suscitado a curiosidade e têm sido feitas mais investigações na área. Williams e a sua equipa tem estudado cursos com praticantes adultos de ballet (profissionais), assim como cursos que envolvem praticantes jovens (novatos). O objetivo será acompanhar os profissionais e os novatos, tanto de meditação como de ballet, durante meses e anos para verificar se a associação se mantém ao longo do tempo.

Artigo anterior

Está de coração partido?

Próximo artigo

Naomi Campbell garante estar mais calma