Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Queijo da Serra é a estrela de várias feiras

Queijo da Serra é a estrela de várias feiras

Por esta altura do ano, são muitas as localidades próximas da Serra da Estrela que mostram a melhor produção de queijo que têm para oferecer. Veja este guia para não perder nenhuma prova.

Pinterest Google+
PUB

EXPOESTRELA 2020

Manteigas, Guarda

De 22 a 25 de fevereiro

 

Criada em 1993, com a designação de Mostra das Atividades Económicas do Concelho de Manteigas, a Câmara Municipal de Manteigas continua a promover anualmente, no fim-se-semana de Carnaval, a feira hoje designada Expo Estrela – Mostra de Atividades e Feira de Artesanato.

 

A feira reúne cerca de 70 expositores repartidos por entidades, associações, artesanato, comércio, produtos regionais, indústria e restauração.  A Expo Estrela tem também um programa cultural variado com o objetivo da promoção e divulgação dos valores culturais locais. Os artistas convidados deste ano são, entre outros, os Anjos e Matias Damásio.

 

VEJA TAMBÉM: VINHOS E QUEIJOS: DESCUBRA OS PARES PERFEITOS

 

FEIRA DO QUEIJO 2020

Seia, Guarda

De 22 a 25 fevereiro

Início: 22 de fevereiro de 2020

 

A Câmara Municipal de Seia realiza na altura do Carnaval mais uma edição da Feira do Queijo. A 43ª Feira do Queijo decorre, como vem sendo habitual, ao longo de quatro dias, este ano de 22 a 25 de fevereiro.

A festa dedicada à ampla promoção do queijo e dos produtos endógenos do concelho (pão, vinho, enchidos, azeite e mel) vai ter lugar, à semelhança dos anos anteriores, no Mercado Municipal e área envolvente e é promovida em parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Associação Nacional Criadores Ovinos Serra da Estrela, a Liga dos Amigos e Criadores do Cão Serra da Estrela e a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha.

 

Assim, aos sabores regionais associa-se um programa de animação, que num ambiente de festa eleva os valores e as tradições locais. Da recriação da Quinta do Pastor, às mostras do Cão Serra da Estrela, as demonstrações culinárias, a feitura do enchido e do Maior Queijo de Seia, as tradicionais tasquinhas, a mostra de artesanato e de produtos da terra também são importantes fatores de atração.

 

VEJA TAMBÉM: FACTOS E BENEFÍCIOS DO QUEIJO: DA PROTEÍNA ÀS VITAMINAS

 

FEIRA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA 2020

Gouveia, Guarda

A 23 de fevereiro

 

Organizada pela Câmara Municipal de Gouveia, esta feira decorre no Mercado Municipal Provisório, num evento onde os pastores, as queijarias e os produtores de queijo são as estrelas. Estarão presentes cerca de trinta produtores de queijo que permitirão aos visitantes provar, degustar e comprar o que de melhor se faz no concelho.

 

A Feira do Queijo Serra da Estrela e dos produtores de leite está integrada na ExpoSerra – Feira de Atividades Económicas e procura promover o Queijo Serra da Estrela como produto de excelência da região e do concelho. A Feira do Queijo de Gouveia pretende mostrar e manter viva a autenticidade e a genuinidade da produção do Queijo Serra da Estrela, que tanta relevância tem na gastronomia nacional.

 

VEJA TAMBÉM: OS TIPOS DE QUEIJO MAIS SAUDÁVEIS

 

FEIRA DO QUEIJO DE CELORICO DA BEIRA 2020
Celorico da Beira, Guarda
De 28 de fevereiro a 1 de março

 

Também esta feira pretende promover e valorizar o queijo enquanto produto rei desta região e principal pilar da economia local. Assim, durante três dias, a feira consistirá num espaço de exposição e venda de queijo, requeijão e de outros produtos de produção caseira, típicos desta região como as filhós, biscoitos, bolos de ovos, pão centeio, etc..

Artesanato, gastronomia, concertos e muita animação. Este ano José Malhoa e os Quinta do Bill são os grandes convidados. A feira também vai contar com a presença do programa da TVI, Somos Portugal, no domingo, 1 de3 março.

 

Artigo anterior

Já escolheu o seu disfarce de Carnaval? Veja estas ideias

Próximo artigo

Um Entrudo diferente: máscaras de cortiça animam Aldeias do Xisto