Queda de cabelo: o que as plantas podem fazer por si
Há alturas do ano e da vida em que o cabelo parece cair mais do que o habitual. A fitoterapia pode dar uma ajuda a fortalecer o cabelo danificado, quebradiço e sem vida. A combinação de levedura de cerveja com luzerna é a recomendada, segundo o Guia de Plantas Medicinais.

A levedura de cerveja é constituída por células redondas ou ovais, que são fungos microscópicos que se desenvolvem em determinados frutos ou no mosto da cerveja, com muitos benefícios para o intestino. No campo da beleza, é seu efeito é particularmente pronunciado na pele seca e fatigada, nas unhas quebradiças e no cabelo sem vida ou com as pontas espigadas. A pele acneica também beneficia da levedura.
Ao tomar levedura de cerveja, liberta um exército de células vivas no organismo que atacam as toxinas na corrente sanguínea, aumentando também a eficácia do sistema imunitário. É ainda ideal para a prevenção de queda de cabelo em recém-mamãs. A levedura de cerveja ‘revivicável’ é a mais ativa porque garante a percentagem mais elevada de levedura viva (mil milhões por grama).
VEJA TAMBÉM: QUER UM CABELO MAIS FORTE? INGIRA ESTES ALIMENTOS
Para tratamento da queda de cabelo, o Guia de Plantas Medicinais, editado pela Alpen, sugere a levedura de cerveja em combinação com a luzerna. Esta planta é originaria da ásia e do Norte de Africa. Os árabes chamavam-lhe o ‘pai de todos os alimentos’ e davam-na aos cavalos para os fortalecer.
As suas raízes são capazes de absorver nutrientes pouco acessíveis à maioria das plantas, fazendo dela uma das fontes mais ricas em minerais que se conhece. Tradicionalmente, usa-se o suco das folhas, que é rico em proteínas (40 a 50%), aminoácidos, cálcio e oligoelementos, como o ferro, fósforo, silício, cobre, zinco e selénio.
A luzerna é um excelente estimulante geral, devido aos seus efeitos benéficos de remineralização que ajuda a tratar problemas como unhas frágeis, cabelo quebradiço, sem brilho e com as pontas espigadas e, mais genericamente, estados de fadiga.
Para a alopecia masculina, deverá juntar à levedura de cerveja e à luzerna o óleo de pevides de abóbora.