Que tipo de corpo é o seu?
Existe uma forma de classificação dos tipos corporais que tem sido largamente utilizada para caracterizar populações, nomeadamente atletas.

Desde 1940 que foi criado este sistema de classificação, inicialmente por um psicólogo chamado William Sheldon. Posteriormente, o sistema foi modificado e enriquecido com critérios mais detalhados, nomeadamente medidas corporais (antropometria).
Os somatotipos são três: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. É normal uma pessoa possuir características dos três somatotipos. Contudo, ao observar uma predominância, poderemos tomar algumas medidas para otimizar as nossas qualidades físicas e também ajustar as nossas expectativas relativamente ao impacto do exercício no nosso corpo!
VEJA TAMBÉM: COMPOSIÇÃO CORPORAL: AFINAL ESTOU A PERDER PESO OU NÃO?
Veja qual o seu tipo corporal:
Ectomorfo
Ancas e clavículas estreitas, punhos e tornozelos finos, estrutura magra, abdominais macios e pouco definidos, membros longos. Normalmente a estatura é alta, mas não obrigatoriamente.
Quando um indivíduo tem uma predominância ectomorfa, poderá ser mais difícil aumentar a sua massa muscular. Os membros longos constituem uma desvantagem mecânica na mobilização de cargas.
As pessoas predominantemente ectomorfas, em geral, apresentam-se como magros, muitas vezes excessivamente magros.
Este tipo de corpo é muitas vezes observado nos modelos, principalmente femininos. Em atletas, encontramos mais ectomorfos em corredores de fundo como maratonas, saltadores, ginástica rítmica, basquetebol, voleibol, etc.
VEJA TAMBÉM: OS SUPERALIMENTOS QUE O VÃO AJUDAR NO DESPORTO
Mesomorfo
Clavículas afastadas, cintura fina, articulações médias, músculos abdominais definidos, membros robustos e de tamanho médio.
As pessoas com corpo predominantemente mesomorfo conseguem ganhar massa muscular com facilidade, tal como reduzir a sua massa gorda através do exercício e dieta saudável. Também aumentam facilmente a sua massa gorda caso se tornem sedentários e se alimentem incorretamente.
A predominância destas características é uma vantagem para muitas modalidades desportivas, como as gímnicas, e também lutas, futebol, etc.
VEJA TAMBÉM: QUER SER MAIS FELIZ? A CIÊNCIA AFIRMA QUE A FÓRMULA ESTÁ NO EXERCÍCIO FÍSICO
Endomorfo
Caixa toráxica larga, articulações largas, ancas da mesma largura que as clavículas (ou mais largas), membros mais curtos, pescoço largo e curto, tendência de corpo em forma de bloco.
Este tipo corporal é caracterizado normalmente com uma grande capacidade de aumentar a massa gorda e dificuldade em perdê-la. Contudo, também é possível ganhos de massa muscular, pois os segmentos são curtos, o que constitui uma vantagem na mobilização de carga. Ou seja, um indivíduo predominantemente endomorfo numa fase da vida, poderá adquirir características de mesomorfo se o seu estilo de vida seja bem conduzido em termos de exercício e dieta.
Muitas modalidades desportivas beneficiam deste tipo corporal, como o lançamento de pesos e a luta, principalmente. Normalmente os atletas levantadores de pesos têm mais características de endomorfo e mesomorfo.
Identificou-se com algumas características dos tipos corporais?