Home»BEM-ESTAR»CORPO»Que tipo de corpo é o seu?

Que tipo de corpo é o seu?

Existe uma forma de classificação dos tipos corporais que tem sido largamente utilizada para caracterizar populações, nomeadamente atletas.

Pinterest Google+

Desde 1940 que foi criado este sistema de classificação, inicialmente por um psicólogo chamado William Sheldon. Posteriormente, o sistema foi modificado e enriquecido com critérios mais detalhados, nomeadamente medidas corporais (antropometria).

 

Os somatotipos são três: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. É normal uma pessoa possuir características dos três somatotipos. Contudo, ao observar uma predominância, poderemos tomar algumas medidas para otimizar as nossas qualidades físicas e também ajustar as nossas expectativas relativamente ao impacto do exercício no nosso corpo!

 

VEJA TAMBÉM: COMPOSIÇÃO CORPORAL: AFINAL ESTOU A PERDER PESO OU NÃO?

 

Veja qual o seu tipo corporal:

 

Ectomorfo

Ancas e clavículas estreitas, punhos e tornozelos finos, estrutura magra, abdominais macios e pouco definidos, membros longos.  Normalmente a estatura é alta, mas não obrigatoriamente.

 

Quando um indivíduo tem uma predominância ectomorfa, poderá ser mais difícil aumentar a sua massa muscular. Os membros longos constituem uma desvantagem mecânica na mobilização de cargas.

 

As pessoas predominantemente ectomorfas, em geral, apresentam-se como magros, muitas vezes excessivamente magros.

 

Este tipo de corpo é muitas vezes observado nos modelos, principalmente femininos. Em atletas, encontramos mais ectomorfos em corredores de fundo como maratonas, saltadores, ginástica rítmica, basquetebol, voleibol, etc.

 

VEJA TAMBÉM: OS SUPERALIMENTOS QUE O VÃO AJUDAR NO DESPORTO

 

Mesomorfo

Clavículas afastadas, cintura fina, articulações médias, músculos abdominais definidos, membros robustos e de tamanho médio.

 

As pessoas com corpo predominantemente mesomorfo conseguem ganhar massa muscular com facilidade, tal como reduzir a sua massa gorda através do exercício e dieta saudável. Também aumentam facilmente a sua massa gorda caso se tornem sedentários e se alimentem incorretamente.

 

A predominância destas características é uma vantagem para muitas modalidades desportivas, como as gímnicas, e também lutas, futebol, etc.

 

VEJA TAMBÉM: QUER SER MAIS FELIZ? A CIÊNCIA AFIRMA QUE A FÓRMULA ESTÁ NO EXERCÍCIO FÍSICO

 

Endomorfo

Caixa toráxica larga, articulações largas, ancas da mesma largura que as clavículas (ou mais largas), membros mais curtos, pescoço largo e curto, tendência de corpo em forma de bloco.

 

Este tipo corporal é caracterizado normalmente com uma grande capacidade de aumentar a massa gorda e dificuldade em perdê-la. Contudo, também é possível ganhos de massa muscular, pois os segmentos são curtos, o que constitui uma vantagem na mobilização de carga. Ou seja, um indivíduo predominantemente endomorfo numa fase da vida, poderá adquirir características de mesomorfo se o seu estilo de vida seja bem conduzido em termos de exercício e dieta.

 

Muitas modalidades desportivas beneficiam deste tipo corporal, como o lançamento de pesos e a luta, principalmente. Normalmente os atletas levantadores de pesos têm mais características de endomorfo e mesomorfo.

 

Identificou-se com algumas características dos tipos corporais?

Artigo anterior

Curcuma, o condimento indiano que melhora (também) a memória e o humor

Próximo artigo

Como cada signo enfrenta o stress