Home»GLAMOUR»BELEZA»Que cuidados deve ter após uma mamoplastia de aumento?

Que cuidados deve ter após uma mamoplastia de aumento?

A mamoplastia de aumento é considerada uma das cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres. Com esta procura, as técnicas cirúrgicas neste tipo de cirurgia acabam por ter grandes desenvolvimentos e estarem em constantes atualizações.

Pinterest Google+
PUB

Os motivos que levam as pacientes a procurar o aumento mamário são diversos. Recebo pacientes que consideram que têm uma mama pequena e pouco proporcional ao seu corpo, outras que revelam uma assimetria mamária visível, em que no seu desenvolvimento juvenil ambas as mamas não tomaram as mesmas proporções. Há também outros casos como a ausência quase total de glândula mamária, ou seja, a mama não desenvolveu, ou ainda o caso da mama tuberosa. A mama tuberosa é igualmente uma malformação congénita em que a mama assume um formato mais cónico e vazio e, portanto, pouco natural.

 

Com a cirurgia da mamoplastia de aumento é possível dar uma nova forma e volume à mama. As próteses de silicone disponíveis hoje no mercado são cada vez mais pensadas nas características da mulher e têm vários volumes, tamanhos e formatos para se adequarem a cada paciente e a cada tipo de corpo. Um outro aspeto diferenciador são as texturas das próteses e ainda a sua projeção.

 

VEJA TAMBÉM: AS PRÓTESES DE SILICONE SÃO VITALÍCIAS?

 

Para auxiliar as mulheres na escolha da prótese mamária mais adequada, além do conselho do médico-cirurgião devido à sua experiência, já estão disponíveis simuladores tridimensionais que nos ajudam a mostrar, no corpo da paciente, uma simulação de como ficará com determinada prótese e respetivo volume e projeção. No meu caso concreto, disponho de um simulador – o Crisalix – cuja simulação pode mesmo ser feita online através do envio de algumas fotografias.

 

Após a escolha da prótese mamária e a sua a colocação na cirurgia da mamoplastia de aumento, restam os cuidados pós-operatórios essenciais a uma boa recuperação. Costumo sempre dizer que as minhas pacientes também têm um papel fundamental para o bom sucesso de todo o procedimento.

 

Nos pós-operatório da mamoplastia de aumento é necessária a utilização de um sutiã específico que irá dar o suporte necessário e acondicionar todos os tecidos de forma a que o corpo se adapte à alteração efetuada. Um outro aspeto importante é a realização de drenagens linfáticas manuais que irão ajudar no alívio de um possível mal-estar e que começam no dia seguinte à cirurgia. O número de sessões depende sempre de caso para caso e de como o corpo reage à cirurgia mas habitualmente são necessárias cerca de 5 massagens linfáticas drenantes. Consoante o tipo de trabalho, a paciente poderá retomar o exercício laboral 1 a 2 dias após a intervenção e a atividade desportiva moderada ao fim de 4 a 6 semanas.

 

VEJA TAMBÉM: PRÓTESES MAMÁRIAS: MITOS & VERDADES

 

Sobre algumas dúvidas que me são colocadas frequentemente, não há relação entre a cirurgia de aumento mamário e o cancro da mama pelo que a sua realização não vai influenciar ou aumentar esta probabilidade. Também a amamentação posterior ao procedimento cirúrgico não é colocada em causa, já que a glândula mamária é preservada mantendo a capacidade de produção de leite. Em relação aos exames complementares de diagnóstico (raio-x, TAC ou ressonância magnética), também não serão afetados pois os materiais utilizados atualmente nas próteses de silicone já têm em conta esta questão.

 

Por fim, cabe-me clarificar que o objetivo da mamoplastia de aumento é alcançar as expectativas da paciente mas tendo sempre em conta a sua proporção física, ou seja, alcançando um equilíbrio corporal e da sua silhueta.

Artigo anterior

Descubra os chocolates portugueses que vão adoçar a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

Próximo artigo

11, 22, 33... já lhe aconteceu deparar-se com estes números repetidamente?