Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Quatro experiências gastronómicas que vão além de uma refeição

Quatro experiências gastronómicas que vão além de uma refeição

Dos Açores ao Alentejo, passando por Azeitão, os chefs Vítor Sobral, Ricardo Leite, Luís Barradas e Cláudio Pontes prepararam experiências gastronómicas, que incluem desde depósitos de garrafas de vinho no mar à colheita de legumes para o almoço.

Pinterest Google+
PUB

A plataforma The Art of Tasting Portugal apresenta quatro eventos em formato pop-up, ou seja, com data, tema e chef concreto, que vão levar alguns dos melhores sabores de Portugal aos comensais.

 

Os chefs Vítor Sobral, na Terceira (Açores), Ricardo Leite, em Porto Covo (Alentejo), Cláudio Pontes, em S. Miguel (Açores), e Luís Barradas em Azeitão são os comandantes destes momentos, que terminam sempre à mesa com uma experiência memorável. A primeira é já a 31 de julho, em S. Miguel, e seguem-se outras três em agosto – a 21, 26 e 28.

 

Há passeios de barco na ementa de quase todas as experiências, além, é claro, dos melhores produtos locais e de vinhos da maior qualidade. Peixe fresco acabado de pescar, vinhos envelhecidos pelo mar, pão cozido nas Furnas ou queijo de Azeitão e os melhores moscatéis são alguns dos ingredientes à sua espera nestes pop-ups que apostam num momento intimista, literalmente à mesa com o chef.

 

VEJA TAMBÉM: WANDERLUST REGRESSA A LISBOA PARA UM TRIATLO DE BEM-ESTAR

 

Existe um máximo de 10 pessoas por evento, sendo cumpridas escrupulosamente todas as regras de segurança necessárias na atual situação pandémica.

 

Descobrir São Miguel

O chef Claudio Pontes desenvolve o primeiro destes eventos de verão do The Art of Tasting Portugal, a 31 de julho (das 9h às 16h). “A Descobrir São Miguel” é o nome da experiência nesta ilha dos Açores, que começa com uma visita à Quinta Bio Kairos, para colher os legumes a usar na confecção do almoço.

 

Segue-se depois até às caldeiras, para conhecer o processo de cozedura do pão dentro das furnas, e aproveita-se para recolher o pão para o almoço. Depois, o destino é o mar. No porto de Porto Formoso, começa o passeio de barco, onde se podem apreciar, entre outras coisas, as imponentes falésias.

 

Com o peixe apanhado durante a madrugada e os legumes selecionados na quinta, o Chef Cláudio Pontes prepara um menu fresco de sabores locais para o almoço. Com vista para o mar, este repasto de quatro a seis pratos, que inclui entradas tradicionais e doces regionais, acompanhados pelos magníficos vinhos dos Açores, será garantidamente uma memória ímpar.

 

Mergulho na Ilha do Pessegueiro

Em Portugal Continental, a 21 de agosto (das 9h30 às 16h), o chef Ricardo Leite convida a uma experiência no litoral alentejano. O “Mergulho na Ilha do Pessegueiro” começa no porto de Porto Covo, a bordo de um barco, para conhecer o programa de envelhecimento de vinho da região.

 

Cada participante terá a oportunidade de lançar ao mar uma garrafa, que ficará a estagiar durante três meses. Terminado o período de estágio, essa garrafa personalizada chegará à casa de cada um, que poderá provar o seu vinho e descobrir a influência das águas profundas do Atlântico na sua garrafa.

 

Garras que estagiou no mar

A experiência termina à mesa do Restaurante do chef, o Alma Nómada, em Porto Covo, com um almoço marcado pelos sabores do mar. Uma experiência marcante, e uma degustação gastronómica digna de registo.

 

Passeio nos ilhéus

A 26 de agosto, de regresso às ilhas açorianas, desta feita na Terceira, o chef Vítor Sobral convida-o a embarcar num passeio pelos Ilhéus, a bordo de um barco que lhe permite desfrutar da beleza da paisagem e da costa. O “Passeio nos ilhéus” (das 9h às 16h) inclui a descoberta das várias espécies marinhas que habitam nestas águas e a experiência da pesca artesanal.

 

A riqueza do peixe açoriano será preparada pelo chef Vítor Sobral num almoço rústico na Terra Chã no final do passeio de barco, em que se destacam os sabores locais e os vinhos da ilha Terceira. Um convívio de luxo, aliado a um mergulho na essência do mar dos Açores.

 

O moscatel e o queijo de Azeitão

Finalmente, para os amantes de queijos e licorosos, o chef Luís Barradas propõe uma incrível viagem com “O Moscatel e o queijo de Azeitão”. A 28 de agosto, entre as 10h30 e as 15h, na Quinta do Anjo, em Azeitão, prepare-se para visitar a queijaria Simões e conhecer o processo de produção do queijo de Azeitão.

Seguindo a pé pela pitoresca vila, descobrimos a lendária adega Casa Horácio Simões. Aqui, o anfitrião Pedro Simões fará uma visita guiada e uma prova comentada de moscatéis, a bebida mais emblemática da região.

 

A experiência termina com um almoço marcado pelos sabores do mar, criado pelo chef Luís Barradas, e harmonizado com os melhores vinhos da Casa Horácio Simões. Obrigatório para todos os que gostam destes dois universos.

 

Reservas:

Email: hello@theartoftastingportugal.com

Telefone: 93 848 09 65

Site: https://theartoftastingportugal.com/

Preços: a partir de 115€ + iva por pessoa

 

 

 

Artigo anterior

Lenda de Dona Lopa recriada em Linhares da Beira

Próximo artigo

Simulador de crédito habitação: saiba como o analisar