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Quatro exercícios combinados para continuar a manter a forma durante as férias

As férias são importantes para descansar, quer a nível físico como psicológico, mas é importante manter o corpo ativo. Veja alguns exercícios que executar de duas formas diferentes e que pode fazer sozinho ou em família.

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Estando já muitos de nós em período de férias, fugindo à nossa rotina habitual, é importante manter a forma física por duas razões: para tentar não perder de uma forma abrupta os resultados até então atingidos, para quando regressarmos à rotina normal o corpo estar dentro dos mesmos parâmetros, conseguindo assim voltar rapidamente às rotinas de treino e continuar a evoluir, traçando até quem sabe novos objetivos.

 

Pode ser, também, uma boa oportunidade para aqueles que no seu dia-a-dia agitado não tenham tempo nem motivação para iniciar, de uma forma ajustada, uma rotina de exercício físico.

 

Se a pausa for apenas durante um fim-de-semana prolongado é melhor aproveitar para descansar o corpo e a mente. Mas se forem férias mais extensas é importante manter algum exercício físico. Sugiro uma forma simples e prática, usando apenas o peso corporal para manter o corpo ativo. Segue-se uma lista com alguns exercícios e como combiná-los.

 

VEJA TAMBÉM: RECOMPOSIÇÃO CORPORAL: COMO PERDER GORDURA E GANHAR MÚSCULO AO MESMO TEMPO

 

Quatro exercícios

A ideia deste treino de transição em férias é baseada em quatro exercícios simples, que entre eles vão mobilizar praticamente todo o corpo. Eles são:

– Agachamento

– Corrida alta no lugar

– Push ups ou flexões de braços

– Prancha frontal

 

Duas combinações diferentes

Usando sempre os mesmos exercícios podemos realizar quatro treinos, completamente diferentes, dependendo da abordagem. A ideia é variar o treino, mas ao mesmo tempo manter as rotinas. Em primeiro lugar, é preciso definir o tempo que vamos despender, de seguida o tipo de treino e, por fim, a intensidade. A intensidade não deve ser nunca acima do que treinava, anteriormente na rotina normal. Todos estes treinos podem ser combinados com uma corrida ou uma caminhada.

 

Tipo de treino

Treino em circuito:

Nesta modalidade a ideia é definir um tempo para realizar cada exercício e quantas voltas queremos fazer. Os exercícios são realizados uns a seguir aos outros.

 

Exemplo de treino:  Agachamento (1minuto) + Corrida (1minuto) + PushUp (1minuto) + Prancha (1minuto) + Descanso (1minuto) = 5 Minutos de Treino. De seguida podemos repetir quantas vezes desejarmos. Importante referir que quanto maior a intensidade menor o tempo total.

 

TABATA:

Se procuramos um treino mais intenso, a tabata é uma boa solução. Neste treino a ideia é realizar o exercício a uma intensidade máxima durante 20 segundos e descansar durante 10 segundos. Como o circuito é importante, definir o tempo de treino e ajustar o número de vezes que fazemos cada exercício.

 

Exemplo de treino:

Agachamento 5x (20segundos a treinar e 10 segundos a descansar) +

Corrida 5x (20segundos a treinar e 10 segundos a descansar) +

PushUp (20segundos a treinar e 10 segundos a descansar) +

Prancha (20segundos a treinar e 10 segundos a descansar)

 

Resumindo

As férias são importantes para descansar, quer a nível físico como psicológico, mas é importante manter o corpo ativo. Sozinho ou em família realize alguma atividade física para que o regresso à realidade seja o melhor possível.

 

Bons treinos!

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