Home»GLAMOUR»BELEZA»Quatro dicas importantes para aplicar autobronzeador

Quatro dicas importantes para aplicar autobronzeador

Existe uma maneira mais saudável de ter uma pele bonita e bronzeada sem necessidade de uma exposição irresponsável e inimiga da pele: o autobronzeador.

Pinterest Google+
PUB

Mesmo conhecendo os perigos da exposição solar, a tentação de nos expormos aos raios solares para obter o bronzeado perfeito é ainda bastante grande durante o verão.

 

No entanto, existe uma maneira mais saudável de ter uma pele bonita e bronzeada sem necessidade de uma exposição irresponsável e inimiga da pele, recorrendo à utilização de produtos autobronzeadores.

 

A maioria dos produtos autobronzeadores usam um princípio ativo chamado dihidroxicetona (DHA), um hidrato de carbono de origem vegetal. Esta substância reage em contato com algumas proteínas das camadas mais externas da pele, produzindo uma coloração acastanhada que imita o bronzeado provocado pela exposição ao sol, derivado da formação de melanina.

 

VEJA TAMBÉM: DESCUBRA O PROTETOR SOLAR MAIS ADEQUADO PARA SI

 

Existem diferentes tipos de autobronzeadores, alguns deles adaptados para diferentes zonas do corpo e também com efeitos e graus de potencia distintos. No entanto, os cuidados que devemos ter antes, durante e após a aplicação de este tipo de produtos é muito parecida.

 

Dica 1 – Escolha o produto autobronzeador adequado

Na primeira utilização de um produto autobronzeador, garanta que o produto não é demasiado concentrado em DHA. A experiência na aplicação é bastante importante para não manchar a pele. Por isso, no primeiro uso, escolha um produto pouco concentrado e de fácil aplicação, como toalhitas autobronzeadoras ou um creme hidratante com autobronzeador.

 

As marcas costumam classificar os seus autobronzeadores por intensidade. Na dúvida, pode aplicar uma pequena quantidade de produto no seu antebraço para perceber como evolui a cor na sua pele.

 

Os meus autobronzeadores favoritos por ordem de intensidade crescente são: Nivea Q10 Body Lotion Reafirmante + Bronze, Self tan Purity St. Tropez (para rosto), Self Tan Classic St. Tropez, Dior Bronze – Self Tanning Jelly, Dior (para rosto).

 

Dica 2 – Prepare a pele antes da aplicação

Para conseguir uma cor de pele uniforme e sem manchas é necessário preparar previamente a pele. Um ou dois dias antes da aplicação do produto autobronzeador, devemos depilar, exfoliar e hidratar bem a pele. Este ritual vai ajudá-lo a obter uma cor homogénea e a manter o autobronzeado por mais tempo.

 

 

Dica 3 – Limpe e seque muito bem a pele

Antes da aplicação do produto, devemos confirmar que a pele se encontra completamente limpa e seca e não devemos aplicar qualquer tipo de creme ou produto cosmético antes da aplicação do autobronzeador, uma vez que pode dificultar a aplicação do mesmo ou proporcionar uma reação indesejada.

 

Dica 4 – Utilize luvas e proteja as manchas

Alguns autobronzeadores de efeito mais leve permitem a aplicação direta com as mãos. No entanto, para autobronzeadores com efeito médio a intenso, é recomendado o uso de luvas.

 

Algumas marcas de produtos autobronzeadores vendem luvas especialmente desenhadas para o efeito e que ajudam a distribuir o produto de maneira mais uniforme. Também é possível usar luvas de plástico, embora seja a opção menos sustentável. Independentemente da utilização de luvas, é importante lavar muito bem as mãos depois de cada aplicação.

 

Se tiver manchas na pele, convém protegê-las para que não ganhem coloração e aparentem estar mais pigmentadas. Para isso, pode colocar vaselina por cima da mancha, por forma a delimitar a zona de aplicação do produto ou limpar a região da mancha com um algodão depois da aplicação do produto autobronzeador.

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Retenção de líquidos: o que é, quais os sintomas e como tratar

Próximo artigo

Missão SOS Planeta desafia crianças a serem guardiões da Terra