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Quase 400 milhões de crianças sem saber ler aos 10 anos

Uma nova ferramenta apoiada pela Save the Children permite, pela primeira vez, rastrear em tempo real o número crescente de crianças que são incapazes de ler e entender uma simples frase aos 10 anos de idade.

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Mais de 393 milhões de crianças não conseguiram adquirir as habilidades básicas de alfabetização aos 10 anos, desde que os líderes mundiais adotaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em 2015, de acordo com um novo relatório da organização Save The Children.

 

Com o Lost Potential Tracker, uma ferramenta interativa projetada para medir a escala da crise de aprendizagem global, pela primeira vez, os especialistas em educação e o público podem rastrear, em tempo real, o número crescente de crianças que são incapazes de ler e entender uma simples frase aos 10 anos de idade. O Rastreador de Potencial Perdido também torna acessível histórias de crianças afetadas pela crise global de aprendizagem.

 

Com base em cálculos do Banco Mundial, números oficiais da UNESCO e dados da população da ONU sobre todas as crianças de 10 anos, a ferramenta mostra o número de crianças que perdem o seu potencial futuro a cada ano, mês, semana, dia, hora e segundo. As descobertas do Tracker mostram que quase 6 milhões de crianças completam 10 anos a cada mês sem adquirir as habilidades básicas de alfabetização para a sua idade. Isso equivale à população de Joanesburgo, na África do Sul.

 

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Sem um compromisso para financiar efetivamente a educação para todos, as organizações por trás do Lost Potential Tracker alertam que o mundo não só deixará de cumprir as suas promessas de educação até 2030, mas também correrá o risco de perder a próxima geração de médicos, professores e líderes.

 

Inger Ashing, CEO da Save the Children International, declara em comunicado: «O mundo está a enfrentar uma emergência educacional sem precedentes, que foi exacerbada pela pandemia de COVID-19. Se quisermos cumprir os nossos compromissos de alcançar todos os ODS e o direito das crianças à educação, é necessário melhorar os níveis de alfabetização. Saber ler é uma habilidade fundamental – sem saber ler, as suas hipóteses de vida são reduzidas. Isso é particularmente pior para as crianças em alguns dos países mais pobres e afetados por conflitos, para quem voltar à escola e retomar a aprendizagem é mais crucial do que nunca».

 

A idade de 10 anos é um marco fundamental na vida de uma criança, onde se faz a transição de aprender a ler para ler para aprender. É um momento decisivo que permite que uma criança passe de simplesmente aprender a ler palavras numa página para a compreensão de conteúdos e assuntos complexos.

 

 

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