Quarentões e vacinados: estudo analisa perfis do online dating em Portugal
O estudo, conduzido por uma investigadora do ISCTE Media Lab, teve como objetivo perceber como os portugueses se representam nos perfis da plataforma de encontros online.

Uma análise do ISCTE ao Felizes.pt, plataforma portuguesa de online dating, mostra que a idade média de utilizadores aumentou durante a pandemia – chegou aos 41,4 anos em 2021 – e também que 4 em cada 5 (de um total de 20 mil utilizadores) comunicaram que estão vacinados numa nova funcionalidade disponibilizada pelo portal.
O estudo, conduzido por Rita Sepúlveda, investigadora do ISCTE Media Lab, teve como objetivo perceber como os portugueses se representam nos perfis da plataforma de encontros online, em particular durante a pandemia, fase em que se registou uma grande afluência aos sites de encontros ‘online’.
A grande tendência a destacar é o aumento da idade média dos perfis, de 38,5 para os 41,4 anos. O relatório “Autoapresentação em plataformas de encontros: caracterização dos utilizadores do Felizes.pt” foi desenvolvido numa parceria entre o Felizes.pt, com 290 mil utilizadores, e o ISCTE.
A construção do “eu” online tornou-se comum para todas as pessoas com o desenvolvimento da tecnologia e a adoção do digital em quase todas as áreas e ferramentas que usamos no dia-a-dia, em especial durante as fases de confinamento causadas pela pandemia.
VEJA TAMBÉM: ESTAR SOLTEIRO: UMA ESCOLHA
Estilo de perfil
Quando se trata de plataformas de encontros online, a construção do perfil pessoal pode ter impacto direto no objetivo de cada um, como chamar a atenção de um potencial interessado e desencadeador de conversas.
De acordo com o relatório, o perfil do utilizador é resultado de dois aspetos: do que este pretende dar a conhecer sobre si; como se vê e da pessoa que o utilizador imagina que está a ver o seu perfil.
Existem vários dados que caracterizam os utilizadores do Felizes.pt, depois do início da pandemia, sendo que o que se destaca é a média de idades. A média referente à idade dos utilizadores tem vindo a aumentar, situando-se atualmente nos 41,4 anos, quando em 2018 se situava nos 38,5 anos e em 2020 nos 40 anos, idades estas superiores às dos tradicionais utilizadores de plataformas de online dating, cuja grande concentração se situa no intervalo 25-34 anos.
Assim, entre julho de 2020 e julho de 2021 a pandemia provocada pela Covid-19 não só trouxe mais utilizadores ao Felizes.pt, com um aumento de cerca de 20%, como esses utilizadores apresentam idades mais avançadas.
Encontros presenciais? “Estou vacinado”.
Para além da idade média dos utilizadores estar a aumentar, o estudo da plataforma revela outra tendência: depois do lançamento de uma funcionalidade de “stickers”, entre estes, um que permite aos utilizadores comunicarem se estão ou não vacinados, e que já foi utilizado por 20 mil utilizadores no seu perfil.
Entre esses 20 mil, 4 em cada 5 escolheu o sticker vacinado. Com o lançamento dos “stickers”, a plataforma desafiou os utilizadores a usarem a funcionalidade, prometendo doar 0,50€ por cada sticker no perfil à Unicef, de forma apoiar a campanha de vacinação em países emergentes – o Felizes.pt doou, no fim de agosto deste ano, 10.176€.
O fundador da plataforma, Rui Sousa, menciona que “os cuidados de higiene e segurança ganharam outra dimensão com a pandemia, e o certificado de vacinação ou a imunidade contra o vírus são temas importantes e contribuem para o engagement entre utilizadores da plataforma”, o que mostra que este é um aspeto premente na interação entre utilizadores da plataforma.