Home»FOTOS»A hora vai mudar. Quantas horas devemos dormir?

A hora vai mudar. Quantas horas devemos dormir?

Na madrugada do próximo domingo, a hora legal muda para o regime de inverno. Discussões da sua pertinência à parte, o certo é que temos de nos habituar a um novo regime horário e manter o número de horas de sono adequadas ao nosso bem-estar. E qual é? Com base em mais de 300 estudos, a Fundação Nacional do Sono americana apresenta uma lista com o número de horas de sono recomendadas para cada grupo etário. Conheça-o.udos sobre as horas de sono aconselhadas. O painel votou no número de horas de sono recomendadas para cada grupo etário, conclusões que apresentamos nesta galeria.

Pinterest Google+

Na madrugada de 28 de outubro de 2018 (domingo), a hora legal muda do regime de verão para o regime de inverno. Assim, em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, às 2:00 horas da manhã, atrasamos o relógio 60 minutos, passando para a 1:00 hora da manhã. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 1:00 hora da madrugada de domingo,  passando para a meia-noite (00:00). Assim o esclarece o Observatório Astronómico de Lisboa.

 

Ou seja, na próxima segunda-feira, quem se levantar cedo vai passar a acordar ainda de noite e, ao final do dia, escurece mais cedo. Tudo isto interfere no relógio biológico e são precisos vários dias para o organismo se habituar à nova rotina, sendo que o mais saudável é sempre adormecer quando está escuro e levantar-se quando está a clarear.

 

VEJA TAMBÉM: PREPARE-SE PARA DORMIR BEM: DICAS DE UMA MÉDICA

 

Esta é a razão do debate que se está a fazer na União Europeia, com alguns países a quererem manter um único regime horário ao longo do ano. Portugal, na pessoa do primeiro-ministro, já garantiu que vai manter o regime de mudança de hora em Portugal, porque «não há razão para contrariar a ciência».

 

Na realidade, o certo é que temos de dormir as horas de sono certas. Neste sentido, a Fundação Nacional do Sono americana apresentou uma lista com o número de horas de sono recomendadas para cada grupo etário. A organização juntou 18 cientistas e investigadores que, juntos, analisaram mais de 300 estudos sobre as horas de sono aconselhadas. O painel votou no número de horas de sono recomendadas para cada grupo etário, conclusões que apresentamos na galeria acima.

Artigo anterior

Cai a folha, cai o cabelo: dermatologista tira todas as dúvidas

Próximo artigo

Balões extravagantes chegam ao Algarve