Home»S-Vida»Quando levar o filho ao oftalmologista? Conheça os sinais de alerta

Quando levar o filho ao oftalmologista? Conheça os sinais de alerta

Confira alguns sinais de alerta de que uma criança pode estar a precisar de um exame aos olhos, segundo Marcela Frazier, médica especialista em oftalmologia e professora na Universidade do Alabama, EUA.

Pinterest Google+
PUB

Queixa-se de dores de cabeça

Quando as crianças sobrecarregam demasiado os olhos para se concentrar, isso causa dores de cabeça.

 

Sente-se fatigada depois de ler

A fadiga dos olhos é quando os olhos queimam, dão comichão ou estão cansados. Pode ser difícil notar esses sintomas numa criança, mas se ela criança estiver atrasada na leitura ou se se afasta das atividades de leitura, pode estar aqui a causa.

 

Tem um fraco desempenho nas atividades físicas

Se o processamento visual de uma criança parecer mais lento do que deveria, isso pode ser sinal de que há um problema de visão. Uma criança com um problema de visão não tratada pode ter um desempenho fraco nos desportos devido à falta de coragem, fraca coordenação mão-olho, incapacidade de focar ou distorcer a perceção de profundidade.

 

VEJA TAMBÉM: MIOPIA? ASTIGMATISMO? CUIDADOS REDOBRADOS COM A SAÚDE DA VISÃO DAS CRIANÇAS

 

Tapa ou fecha um olho

Este pode ser um sinal de que uma criança precisa de óculos. Ao semicerrar os olhos, uma criança está subconscientemente tentando tornar a pupila menor, deixando assim menos luz. Esta técnica melhora o foco.

 

Pisca e esfrega os olhos

Se uma criança esfrega os olhos ao tentar concentrar-se numa atividade, especialmente na leitura, ou enquanto estiver ativa, pode significar que tem um problema de visão.

 

Apresenta dificuldades na leitura. Uma boa visão é essencial para estudantes de todas as idades alcançarem o seu potencial académico pleno. Se uma criança parecer desinteressada na leitura, não a entende ou lê a mesma frase várias vezes está na hora de agendar uma consulta.

 

Fraco desempenho escolar

É importante que os pais se lembrem que as crianças não têm o conceito de visão fraca, então nem sempre podem dizer quando não conseguem ler algo que o professor escreve no quadro. Como resultado, as suas notas podem refletir isso.

Segura em aparelhos eletrónicos ou livros demasiado perto dos olhos

É um mito de que estar sentado muito perto de dispositivos eletrónicos pode ferir os olhos. Mas se uma criança está sentada muito perto da TV ou segura um livro muito perto do rosto pode ser sinal de um problema de visão. Inclinar-se de perto para ler texto ou ver imagens na televisão pode significar muitas vezes que uma criança tem miopia.

 

Perde-se na leitura

Usar um dedo para rastrear as palavras pode ser um comportamento típico para uma criança que está a aprender a ler, mas preste atenção a esse comportamento. Ele ou ela deve concentrar-se nas palavras sem perder o lugar.

 

Artigo anterior

Lábios de inverno, lábios com cieiro?

Próximo artigo

Os principais cuidados a ter com o frio segundo o INEM