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Qual o seu tipo de barriga? Saiba como perder cada tipo de gordura inestética

Podemos afirmar que a barriga é o ‘calcanhar de Aquiles’ para a generalidade das mulheres. Perder aquele volume abdominal a mais é não só benéfico para a saúde, como melhora a silhueta. Graciela Moreira, especialista em nutrição e cozinha, enumera algumas dicas a ter em conta para quem quiser eliminar essa barriga a mais.

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Em primeiro lugar, devemos diferenciar o tipo que temos, pois o aparecimento de uma barriguita a mais nem sempre se deve ao excesso de peso ou obesidade. O estilo de vida e a alimentação que levamos são dois fatores fundamentais para esse controlo.

 

Barriga inchada

Esta é a barriga que surge após as refeições, não devido ao excesso de peso, mas a diferentes causas como:

– Intolerâncias (lactose, glúten)

– Consumo de vegetais crus ou crucíferos (couves)

–  Bebidas com gás

– Muita fibra

– Pastilhas elásticas

–  Comer à pressa

 

Dicas:

– Se a barriga inchada tem sido uma constante no seu dia-a-dia, comece por identificar se tem alguma intolerância alimentar e, se for o caso, exclua-a de imediato da sua dieta.

– Recomenda-se o consumo de legumes cozidos, no entanto, elimine as couves e os repolhos.

– Deixe de consumir bebidas gaseificadas que, além de serem ricas em açúcar, provocam flatulência.

– Controle o consumo da fibra na sua dieta, evite a pele dos vegetais e das frutas.

– Não mastigue pastilhas elásticas.

– Coma devagar e desfrute das refeições com calma.

 

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Barriga localizada pelo aumento da gordura visceral

É a barriga que surge pela acumulação de gordura devido ao excesso de peso, geralmente na região abdominal. Não só é um problema estético, como também um problema de saúde que pode originar situações mais graves como obesidade, diabetes ou hipertensão.

 

Uma forma de verificarmos se temos gordura localizada na região abdominal é através da medição da região abdominal. Os valores normais são: mulheres > 82 cm e homens > 95 cm.

 

Dicas:

– Elimine os hidratos de carbono refinados (doces, açúcar, doces e salgados em geral)

– Gorduras inferiores da dieta (evite alimentos fritos, carnes gordas, salsichas)

– Coma mais proteína (acelera o metabolismo e ajuda a queimar mais calorias)

– Beba muitos líquidos durante o dia (evite refrigerantes doces e carbonatados – como as águas gaseificadas- e sumos de frutas)

– Elimine o álcool (rico em calorias sem nutrientes)

– Distribua os alimentos em 4 ou 5 refeições por dia (ajuda a controlar o apetite)

– Realize atividade física regularmente

 

 

Barriga residual

É o resultado da perda de muitos quilos (30kg ou mais). Há um excesso de pele residual que fica descaída na parte inferior do abdómen. É muito importante fazer atividade física com exercícios de tonificação, o principal conselho é fazê-los desde o início da dieta.

 

Por vezes é muito difícil eliminar este tipo de gordura, geralmente é recomendado a intervenção estética para melhorá-lo.

 

Barriga do estômago

A barriga do estomago é um inchaço mais proeminente na parte mais alta do abdómen. O sedentarismo, a má alimentação e comer fora de horas favorecem o seu aparecimento.

 

Esta causa não está apenas relacionada à alimentação, mas também aos níveis de stress, pois aumenta a produção de cortisol (hormona) responsável pela acumulação de gordura abdominal. O stress provoca insónias e dormir menos, favorece o aumento desta hormona e a acumulação de gorduras.

 

Dicas:

– Reduza o nível de stress tanto quanto possível

– Faça uma dieta de baixas calorias

– Faça 4/5 refeições ao longo do dia

– Evite petiscar

– Consuma alimentos anti-inflamatórios ricos em ômega 3, como salmão, nozes ou azeite, que ajudam a reduzir a produção de cortisol

– Evite o café

– Realize atividades físicas relaxantes, como ioga ou tai chi, em vez de exercícios aeróbicos.

 

Se o objetivo é perder de vez essa barriga indesejada, evite os excessos de qualquer maneira.  Mantenha sempre uma dieta saudável e equilibrada, faça exercício físico regular e, se mesmo assim, não consegue atingir as suas metas, aconselhamos que consulte um especialista para perda de peso.

 

Graciela Moeira

Especialista em nutrição e cozinha

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