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Qual o seu tipo de barriga? Saiba como perder esta gordura inestética

Podemos afirmar que a barriga é o ‘calcanhar de Aquiles’ para a generalidade das mulheres. Perder aquele volume abdominal a mais é não só benéfico para a saúde, como melhora a silhueta. Graciela Moreira, especialista em nutrição e comida, enumera algumas dicas a ter em conta para quem quiser eliminar essa barriga a mais.

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Em primeiro lugar, devemos diferenciar o tipo que temos, pois o aparecimento de uma barriguita a mais nem sempre se deve ao excesso de peso ou obesidade. O estilo de vida e a alimentação que levamos são dois fatores fundamentais para esse controlo.

 

Barriga inchada

Esta é a barriga que surge após as refeições, não devido ao excesso de peso, mas a diferentes causas como:

– Intolerâncias (lactose, glúten)

– Consumo de vegetais crus ou crucíferos (couves)

–  Bebidas com gás

– Muita fibra

– Pastilhas elásticas

–  Comer à pressa

 

Dicas:

– Se a barriga inchada tem sido uma constante no seu dia-a-dia, comece por identificar se tem alguma intolerância alimentar e, se for o caso, exclua-a de imediato da sua dieta.

– Recomenda-se o consumo de legumes cozidos, no entanto, elimine as couves e os repolhos.

– Deixe de consumir bebidas gaseificadas que, além de serem ricas em açúcar, provocam flatulência.

– Controle o consumo da fibra na sua dieta, evite a pele dos vegetais e das frutas.

– Não mastigue pastilhas elásticas.

– Coma devagar e desfrute das refeições com calma.

 

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Barriga localizada pelo aumento da gordura visceral

É a barriga que surge pela acumulação de gordura devido ao excesso de peso, geralmente na região abdominal. Não só é um problema estético, como também um problema de saúde que pode originar situações mais graves como obesidade, diabetes ou hipertensão. Uma forma de verificarmos se temos gordura localizada na região abdominal é através da medição da região abdominal. Os valores normais são: mulheres > 82 cm e homens > 95 cm.

 

Dicas:

– Elimine os hidratos de carbono refinados (doces, açúcar, doces e salgados em geral)

– Gorduras inferiores da dieta (evite alimentos fritos, carnes gordas, salsichas)

– Coma mais proteína (acelera o metabolismo e ajuda a queimar mais calorias)

– Beba muitos líquidos durante o dia (evite refrigerantes doces e carbonatados – como as águas gaseificadas- e sumos de frutas)

– Elimine o álcool (rico em calorias sem nutrientes)

– Distribua os alimentos em 4 ou 5 refeições por dia (ajuda a controlar o apetite)

– Realize atividade física regularmente

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