Psicologia ayurvédica: os três Gunas entrelaçados nos três Doshas
A saúde mental tem ganhado finalmente o foco necessário para que outras abordagens, mais abertas e visionárias, possam oferecer as suas técnicas, experiência e resultados na melhoria da qualidade da vibração da mente de cada um de nós.

A Ayurveda é uma dessas terapias holísticas que aflora com uma perspetiva alternativa para a sanação de desequilíbrios mentais. A multifacetada abordagem ayurvédica da mente pretende alcançar a swasta, ou seja, a saúde perfeita.
Mantendo presente que cada indivíduo tem uma constituição diferente existem três aspetos que são relevantes para a observação da saúde da pessoa:
– A natureza do indivíduo
– A natureza da doença
– A natureza da medicina
Somente após a compreensão destes fatores é possível encontrar um trilho terapêutico único e específico. O processo começa habitualmente pelo tratamento menos invasivo, ou chikitsa, em que se identificam e removem as causas raiz do desequilíbrio através de mudanças na rotina diária, no estilo de vida e na alimentação, progredindo depois para tratamentos mais profundos com a utilização de ervas fortes e terapias corporais exigentes como o Panchakarma, seguido de terapias de rejuvenescimento e manutenção, o rasayana.
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O sintoma tende a ser tratado com a qualidade antagónica ao que o provocou, desencadeando o restabelecer do equilíbrio psico-emocional e físico do sistema. Após este período de limpeza interna e reestruturação da rotina diária o campo interior da pessoa está preparado para o trabalho mais subtil e espiritual.
Ayurveda e a Mente
O modelo ayurvédico da mente é derivado da filosofia Sankhya, uma das seis principais tradições filosóficas da Índia antiga, que postula:
- Chitta – Consciência condicionada
- Buddhi – Julgamento inteligente
- Manas – Mente, capacidade de imaginação
- Ahamkara – Ego
Na Ayurveda são reconhecidos os três humores físicos, ou doshas (Vata, Pitta e Kapha), bem como três humores mentais, ou os três Gunas ( Sattva, Rajas, e Tamas). O sábio Charaka descreve os
Gunas como:
- Tamas: inércia, embotamento, escuridão
- Rajas: impulso, desejo, ação
- Sattva: paz, claro, equilíbrio, estabilidade
Os dois primeiros humores são considerados por Charaka como desequilíbrios, enquanto o último é o estado natural da mente serena e imperturbável. A mente também é considerada um canal, ou srota, por onde flui a consciência. A sua origem está no coração físico, fluindo por todo o corpo e terminando nos cinco órgãos dos sentidos (olhos, ouvidos, nariz, língua e pele).
Cada pessoa tem uma personalidade única, uma mente singular, ou manasprakruti, que a Ayurveda descreve através da linguagem dos cinco elementos e dos três gunas. Os desequilíbrios da mente, ou manasvikruti, são causados pelos três humores corporais, Vata, Pitta e Kapha, e pelos humores mentais Rajas ou Tamas.
O aflorar da doença mental
A origem de todas as doenças mentais tende a provir de uma falta de clareza (sattva) dentro da mente. Isso reflete a causa primordial da doença como um todo para a Ayurveda, a qual realiza que ao nascermos esquecemos a nossa verdadeira natureza como espírito.
São reconhecidas três causas da doença mental clássicas:
- Prajnaparadha – Crime intelectual
- Asatmendriyartha samyoga – Mau uso dos sentidos
- Parinama – Decadência devido ao tempo e movimento
Estas causas ilustram a íntima relação entre o corpo, a mente e o espírito na Ayurveda. As duas primeiras causas são fundamentais para a origem da doença mental. O crime intelectual resulta de escolhas pouco saudáveis, como ficar acordado até tarde ou comer alimentos de conforto que são prejudiciais. A doença mental grave, que resulta de danos contra o próprio ou outros, como cortes, anorexia nervosa ou abuso físico cai nesta categoria.
A segunda causa, o mau uso dos sentidos, é descrito por Charaka como “de três categorias, o uso insuficiente, o uso excessivo e o uso incorreto. Isto vicia os doshas.” Os órgãos dos sentidos estão intimamente relacionados com a mente. Uma das questões mais importantes hoje em dia é a crescente exposição aos media, e o crescente acesso e uso de dispositivos com touchscreen. No mínimo, estes dispositivos criam distração e alheamento do ambiente natural; na pior das hipóteses, o uso excessivo de smartphones está associado a distúrbios do sono, aumento do stresse e sintomas de depressão. A prática iogue de pratyahar, ou a retirada do sentido para dentro, destina-se a corrigir desequilíbrios desta natureza.
Os desequilíbrios mentais também podem ser causados por desequilíbrios físicos decorrentes dos três pilares da saúde. A Ayurveda reconhece a importância primordial da dieta, do sono e da gestão da energia sexual, ou brahamacharya. Quando os humores físicos, ou doshas, desequilibram-se, podem desequilibrar também a mente. Os desequilíbrios mentais do tipo Vata tendem a exibir mais medo, preocupação e ansiedade. No tipo Pitta o desequilíbrio vai exprimir irritação, raiva e violência. Os desequilíbrios mentais Kapha manifestam-se como letargia, apatia e melancolia.
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