Home»FOTOS»Porque devemos sempre proteger os mares

Porque devemos sempre proteger os mares

Com o tema ‘Os nossos oceanos, o nosso futuro’, a Organização das Nações Unidas incita toda a população, especialmente os mais jovens, a proteger aquele que é a principal fonte de equilíbrio da vida no planeta. E conta este ano com o apoio de um Conselho Consultivo da Juventude, com jovens de 11 países, incluindo uma jovem de Portugal.

Pinterest Google+

Uma conferência mundial, o primeiro Festival Mundial dos Oceanos – ambos a decorrer em Nova Iorque de 5 a 9 de junho – e múltiplas ações em mais de 100 países pretendem assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008, para proteger aquela que é a principal fonte de vida do planeta e que se encontra ameaçada.

 

Com o tema ‘Os nossos oceanos, o nosso futuro’, as diversas organizações e ações individuais no mundo focam-se este ano na prevenção da poluição dos oceanos pelos plásticos. Pela primeira vez, este ano, um Conselho Consultivo da Juventude com jovens de 11 países, incluindo uma de Portugal, tem contribuído para desenhar um Dia Mundial dos Oceanos que desperte a atenção dos mais jovens.

 

Eugenia Barroca, 21 anos, estudante de Bilogia Marinha na Universidade do Algarve e um dos 11 membros do Conselho Consultivo da Juventude, diz, no seu testemunho, que «esta é a hora de nos unirmos como seres humanos e começar a cuidar da saúde do nosso planeta como nunca antes. Com as minhas experiências eu percebi que, juntos, nós jovens, temos um grande poder de mudança, que deve ser devidamente divulgado e conscientemente ouvido».

 

Veja o vídeo sobre o Dia Mundial dos Oceanos

O Conselho Consultivo da Juventude do Dia Mundial dos Oceanos, em parceria com a campanha ‘Oceanos Limpos’ das Nações Unidas, desenvolveu uma maneira simples para o público agir e expressar a sua preocupação com o lixo plástico existente nos oceanos. Através do site www.keepoceans.blue, as pessoas podem comprometer-se a reduzir o uso de plásticos descartáveis e encorajar os outros a fazerem o mesmo através da partilha nas redes sociais das hashtags #CleanSeas e #WorldOceansDay.

 

«Com quase metade da população mundial com menos de 25 anos, é imperativo capacitar os jovens para que se tornem líderes numa idade precoce, e envolve-los nas soluções para a conservação dos oceanos», refere Bill Mott, diretor executivo do ‘The Ocean roject’, que coordena o Dia Mundial dos Oceanos internacionalmente desde 2002. «Acreditamos que a juventude é a chave para o sucesso e, por essa razão, estamos a envolver os jovens e a torna-los na nossa principal prioridade para aumentar o alcance e o impacto do Dia Mundial dos Oceanos a 8 de junho e no resto do ano», conclui.

 

Veja agora, na galeria acima, alguns factos, divulgados pela ONU, sobre os oceanos e o que representam para a vida na Terra.

Artigo anterior

MSC Meraviglia, a nova maravilha dos mares passou por Lisboa

Próximo artigo

E você, já encontrou a sua “tribo”?