Home»GLAMOUR»CELEBRIDADES»Protagonista de “Prison Break” assume homossexualidade

Protagonista de “Prison Break” assume homossexualidade

Ator assumiu homossexualidade em protesto contra a forma como homossexuais são tratados na Rússia

Pinterest Google+
PUB

O ator americano Wentworth Miller, protagonista da série americana “Prison Break”, assumiu a sua homossexualidade ao anunciar que não vai participar no Festival de Cinema de São Petesburgo, devido à forma como os homossexuais são tratados na Rússia, onde uma lei considerada homofóbica foi recentemente adotada.

“Agradeço o gentil convite. Como alguém que gostava de visitar a Rússia no passado e também pode reivindicar um grau de ascendência russa, eu ficaria feliz em dizer que sim. No entanto, como um homem gay, eu devo recusar”, escreveu na carta endereçada à diretora do festival.

“Estou profundamente preocupado com a atual atitude de tratamento de homens e mulheres homossexuais pelo governo russo”, prosseguiu.

“A situação não é, de maneira alguma, aceitável e eu não posso, em sã consciência, participar de uma ocasião comemorativa organizada por um país onde as pessoas, como eu, têm sistematicamente negado o direito básico de viver e amar abertamente”, explicou.

O presidente russo Vladimir Putin promulgou em junho uma lei que pune todo ato de “propaganda” homossexual diante de menores de idade. Os estrangeiros podem ser multados em 100.000 rublos (2.300 euros), serem presos por até 15 dias ou serem expulsos do país.

O texto é considerado discriminatório pelos defensores dos direitos humanos e pela comunidade gay, que temem que ela seja utilizada para reprimir os homossexuais. A lei provocou uma onda de críticas em todo o mundo.

Questionado pela AFP, o presidente do comité de seleção do Festival de Cinema de São Petersburgo disse que a carta o surpreendeu, já que o ator já havia afirmado antes que não participaria no evento.

“O agente dele disse-nos (em abril), sem ser por escrito, que ele provavelmente não viria”, declarou Alexei Dounaevski. “E de repente ele nos envia um comunicado oficial, indicando que não virá. Porque é que ele não enviou em abril? Por que ele enviou agora?”, acrescentou.

Wentworth Miller ficou famoso com a série “Prison Break”, transmitida entre 2005 e 2009.

AFP

Artigo anterior

Férias de luxo a vindimar

Próximo artigo

Kitesurf: um desporto radical a descobrir