Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Projeto português cria molhos saudáveis e naturais

Projeto português cria molhos saudáveis e naturais

Chama-se “Saucealth” e cria fórmulas com aditivos naturais, que garantem uma atividade antimicrobiana e antioxidante a molhos como maionese, ketchup e mostarda

Pinterest Google+
PUB

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto acaba de apresentar os resultados do projeto “Saucealth”, que se destaca pelo desenvolvimento de novos molhos, mais saudáveis e seguros, recorrendo a soluções antimicrobianas e a antioxidantes naturais e inovadoras. Durante a investigação – desenvolvida em parceria com a empresa Mendes Gonçalves – foram desenvolvidas novas fórmulas de molhos com compostos naturais, que asseguram a capacidade antimicrobiana de molhos, nomeadamente maionese, ketchup e mostarda.

A equipa de investigação apostou na utilização de compostos como extratos naturais citrinos, quitosana ou diacetato sódio (vinagre em pó) que, além de garantir a segurança necessária ao prazo de validade, demonstraram assegurar um produto de elevado valor sensorial, informa a instituição em comunicado. Alguns dos compostos utilizados permitiram, também, garantir uma atividade antioxidante relevante de elevada proteção do produto final.

De forma a adequar os produtos às exigências nutricionais atuais, foram ainda desenvolvidas formulações com reduzido teor de sal, recorrendo a novas tecnologias (emulsão dupla) e aos aditivos naturais referidos, o que permitiu, mesmo com a redução de sal, a segurança do produto e qualidade sensorial esperada pelo consumidor. Foram também desenvolvidas formulações de baixo teor de gordura e de açúcar, que contribuem assim para um benefício nutricional acrescido do produto final.

Artigo anterior

Abdominais perfeitos: já ouviu falar na técnica do aspirador?

Próximo artigo

Que idade parece ter?