Home»BEM-ESTAR»CORPO»Projeto envia sms mensal para relembrar necessidade de fazer autoexame da mama

Projeto envia sms mensal para relembrar necessidade de fazer autoexame da mama

A campanha ‘The Reminder Bra’ vai enviar um sms mensal gratuito para recordar as mulheres da necessidade da palpação mamária e alertar também quando chega a altura do exame anual. Aproximadamente 20% dos casos de cancro da mama são detetados durante a exploração mamária prévia à mamografia.

Pinterest Google+

No âmbito do Dia Mundial da luta contra o Cancro da Mama, que se assinala a 19 de outubro, a C&A lança ‘The Reminder Bra’, uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar e consciencializar para a importância da autoexploração na prevenção da doença.

 

O ‘The Reminder Bra’ é um projeto piloto, que será levado a cabo entre os dias 18 e 20 de outubro, e que convida todas as pessoas que comprem qualquer sutiã nas lojas da C&A em Espanha e Portugal a facilitar os seus dados pessoais de forma a receberem um SMS sem qualquer custo uma vez por mês, no qual será lembrada a importância da autoexploração. No 12o mês receberão outra mensagem, mas desta vez a recordar da necessidade de realizarem uma revisão anual com um especialista, já que o autoexame nunca deve substituir a visita ao médico.

 

VEJA TAMBÉM: CANCRO DA MAMA: CUF DISPONIBILIZA AVALIAÇÕES GRATUITAS

 

Ricardo Cubedo, oncologista do MD Anderson Cancer Center, que também interveio como assessor durante o desenvolvimento do ‘The Reminder Bra, refere’: «A autoexploração mensal pode ajudar a diagnosticar o cancro de mama precocemente, e ajudar a salvar vidas. Dois entre cada dez diagnósticos são detetados entre mamografias anuais, porque a mulher detetou um inchaço ou irregularidade e é por isso que continua a ser muito importante a autoexploração mamária mensal».

 

Aproximadamente 20% dos casos de cancro da mama são detetados durante a exploração física prévia à mamografia, segundo a organização Breastcancer.org. No entanto, de acordo com o estudo “Mulher com patologia mamária: Que fatores se associam à prática da autoexploração?”, 48% das mulheres reconhecem nunca a ter praticado.

 

Leticia Pérez de Camino, gestora de Marketing e Comunicação na C&A, explica: «Há muitas mulheres que não sabem que devemos realizar a autoexploração todos os meses, e mesmo quando tomam essa consciência é um ato que cai muito facilmente no esquecimento. É por isso que queríamos ser a primeira marca de moda a acentuar a importância da autoexploração mensal e divulgá-la, para que nenhuma mulher se esqueça disto e para que possa contar com mais um método para prevenir o cancro da mama».

 

VEJA TAMBÉM: ORIENTAÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO DO CANCRO DA MAMA

 

Como realizar a autoexploração?

Após os 25 anos, cada mulher deve iniciar uma autoexploração mais consistente, realizando-a 7 dias depois da menstruação. Este processo assenta em 5 passos simples:

 

  1. Colocar-se diante do espelho, levantar os braços e observar os dois peitos para detetar qualquer eventual anomalia.
  2. Pressionar suavemente com a ponta dos dedos em movimentos circulares para detetar papos.
  3. Com a ponta dos dedos, examinar a axila em busca de protuberâncias na pele.
  4. Pressionar os mamilos de forma suave e repetir os passos anteriores no outro peito.
  5. Deitando-se com uma almofada debaixo do ombro e com o cotovelo levantado, examinar a mama direita com o braço esquerdo e repetir o processo para a outra mama.

 

Saiba mais sobre cancro da mama.

Artigo anterior

Sintra abre Centro de Interpretação da Natureza

Próximo artigo

Como usar a abóbora: da cozinha à cosmética