Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Projeto de sensibilização ambiental e proteção do oceano percorre a Madeira

Projeto de sensibilização ambiental e proteção do oceano percorre a Madeira

O artivist “The Trash Traveler” continua a sua missão de caminhar pela totalidade da linha costeira de Portugal com o objetivo de sensibilizar para a proteção dos oceanos.

Pinterest Google+
PUB

Entre 17 de maio e 19 de junho, “The Trash Traveler” vai caminhar pela costa da Madeira (17/05 – 08/06), Porto Santo (11/06 – 15/06) e Ilhas Desertas (15/06 – 19/06) para se reunir com o público, ONG, escolas, cientistas e outras instituições à medida que recolhe lixo marinho e sensibiliza para os problemas dos oceanos.

 

O lixo marinho é o problema mais visível e mais óbvio para o público em geral. Nesse sentido, “The Trash Traveler” recorre a atos simples, como a recolha de lixo, como ponto de partida para a discussão da conservação dos oceanos.

 

Nas suas atividades de consciencialização são criadas peças de arte com lixo e debatem-se problemas e soluções, desde ao nível individual, apresentando alternativas ao plástico e Zero Waste, até ao debate sobre mudanças sistémicas para a conservação dos oceanos.

 

VEJA TAMBÉM: FAÇA GELEIA DE TALOS DE MORANGO E COMBATA O DESPERDÍCIO

 

Desde 2019 que o biólogo molecular Andreas Noe, mais conhecido como “The Trash Traveler” (IG, FB, TIK TOK, Website), tem vindo a sensibilizar para a causa ambiental com recurso à diversão e criatividade.

 

Fá-lo essencialmente através da recolha de plásticos, criação de peças de arte e. com o seu Ukulele, música de consciencialização para o problema do lixo – inspirando de forma positiva e cativante.

Andreas apaixonou-se por Portugal e o país tornou-se na sua nova casa: “Poderia fazer estes projetos também na minha terra natal, a Alemanha. No entanto, Portugal é demasiado bonito para se deixar. Eu não estou a fazer este projeto em Portugal por ser pior do que outros lugares do mundo. Os problemas relacionados com os oceanos são globais – podemos contribuir para a sua conservação a partir de qualquer sítio no mundo.”

 

Em 2020, ao longo de 58 dias, “The Trash Traveler” percorreu os 1152 km que perfazem a totalidade da linha costeira de Portugal, para alertar para a quantidade excessiva de plástico de uso único e para a necessidade de se implementar uma economia circular em que se reutiliza e recarrega o que já temos.

 

Andreas realizou todo o caminho apenas com uma única garrafa de água refillable para demonstrar que é possível não comprar itens de uso único. A ele juntaram-se 600 pessoas e 80 organizações ambientais portuguesas para remover 1.6 toneladas de plástico e, acima de tudo, sensibilizar para a problemática dos plásticos nos oceanos. Está aqui disponível o filme documental.

 

Principais atividades (abertas ao público)

17 de maio – 12H – Atividade inaugural com duas escolas no Funchal – recolha de beatas de cigarros e consequente depósito às 12 horas na Praça do Povo

18 de maio – 10H – Ação inaugural de sensibilização de limpeza da praia – Praia do Almirante Reis

20 de maio – 14H – Começo da caminhada na Madeira – Funchal

08 de junho – 10H – Final: Fim da caminhada na Madeira e criação de uma performance de arte com o lixo recolhido no Funchal

 

Mais informações em @TheTrashTraveler

 

 

Artigo anterior

Colónia, uma cidade eclética no coração da Europa

Próximo artigo

Como apoiar uma pessoa com problemas de saúde mental?