Projeto avalia saúde das colmeias através do som
Os apicultores apenas têm de aproximar o seu smartphone 5G da colmeia e recolher o som emitido pelas abelhas. Apicultores podem candidatar-se ao programa.
A NOS está a desenvolver e testar uma solução inovadora, baseada em 5G e inteligência artificial, para monitorizar e avaliar a saúde das colmeias, através do som.
Originada na NOS Inovação, a “AI-belha” – uma resposta direta ao preocupante declínio dos polinizadores em Portugal – avança agora para a fase de testes em ambiente real, com o apoio de apicultores nacionais.
A “AI-belha” é uma evolução do “Entusiasmómetro”, uma ferramenta, lançada no NOS Alive, que mede o entusiasmo e emoção das audiências em espetáculos, através da rede 5G.
VEJA TAMBÉM: LPN DESAFIA A CRIAR BOMBAS DE SEMENTES PARA ATRAIR E SALVAR ABELHAS
Um novo desenvolvimento da mesma tecnologia pioneira de analítica de som, apoiada por inteligência artificial, será agora utilizado para detetar a presença da abelha rainha e avaliar a saúde e comportamento das colmeias, um processo vital à reprodução das abelhas, os principais polinizadores do ecossistema.
Os apicultores apenas têm de aproximar o seu smartphone 5G da colmeia e recolher o som emitido pelas abelhas, tal como se tratasse de uma chamada telefónica.
O áudio recolhido é enviado, em tempo real, para um servidor na cloud, onde, através de inteligência artificial, são analisados os diversos tipos de ruído. O resultado será a identificação da presença ou ausência da abelha-rainha através do som emitido pelas abelhas, bem como a deteção de outros padrões sonoros que possam indicar sinais negativos na saúde da colmeia.
O projeto está aberto a receber apicultores que desejem participar no programa piloto. Os interessados poderão contactar fusion4.innovation@nos.pt.