Produtos de consumo cada vez mais verdes
Alternativas ao plástico, produtos biológicos e a promoção do natural são características que estiveram presentes na PSI 2023, a maior exibição europeia do setor da indústria das promoções e consumo, que decorre anualmente em Düsseldorf, na Alemanha, e que reflete as tendências atuais nesta área. E nós estivemos lá.
Numa versão mais pequena da PSI tradicional, com apenas dois pavilhões, foi ainda mais clara a aposta cada vez maior em produtos sustentáveis naquela que é a maior mostra do setor da indústria das promoções e consumo da Europa, que decorreu de 10 a 12 de janeiro, em Düsseldorf, na Alemanha.
Cadernos onde é possível reescrever, canecas em fibra de bambu, palhinhas de vidro e de metal, múltiplos recipientes em bioplástico degradável, malas em papel lavável (chamado de pele vegan), porta-chaves feitos de açúcar de cana, recipientes feitos de cascas de amêndoa e muitas opções criadas a partir de material reciclado estiveram presentes nesta mostra do setor da indústria das promoções e do consumo– sejam da área turística, empresarial ou institucional.
VEJA TAMBÉM: PRONTO PARA A TRANSIÇÃO VERDE? 5 TENDÊNCIAS NO PARADIGMA DO TRABALHO
Promover e associar-se à sustentabilidade do planeta é um conceito que chegou para ficar. Atravessa já várias áreas da sociedade e vai cada vez mais influenciando o comportamento dos consumidores. E as empresas respondem, de forma criativa, com inúmeras opções viáveis, biodegradáveis e alternativas ao plástico.
Percorrendo as dezenas de expositores, nota-se um claro aumento de produtos amigos do ambiente nos vários expositores, sobretudo alternativas em produtos que tipicamente são feitos em plástico.
São também muito mais os expositores que oferecem a versão ecológica dos seus produtos. É a esta mensagem limpa e ecológica que as empresas se querem associar. Depois de uma ausência devido à pandemia, “os produtos promocionais tornaram-se novamente o canal de comunicação mais relevante para muitas empresas”, explica Steven Baumgärtner, presidente da Associação Geral da Indústria Alemã de Produtos Promocionais, e acrescenta: “Cerca de 39% das empresas já utilizam produtos promocionais para comunicar novamente com os seus clientes. Este foi o resultado do nosso inquérito ‘WA-Monitor'”. Esta dinâmica positiva é reflectida por numerosos mercados na Europa e tornou-se visível na PSI”.
O “WA-Monitor” também evidencia que a sustentabilidade é compreendida com todas as suas facetas e se torna agora mainstream na sociedade. Como resultado, desempenha um papel decisivo para 91% das empresas na compra de produtos promocionais. Isto significa também exigências crescentes feitas aos fabricantes, como salienta Oliver Leykam da Staedtler: “Produzir de uma forma que poupe recursos e vender produtos com uma vida útil mais longa tem de se tornar a norma”.
Ao mesmo tempo, a sensibilização para a qualidade dos produtos promocionais tem continuado a aumentar significativamente nos últimos anos. “Os factores associados à publicidade táctil, tais como origem, certificados, condições de fabrico, bem como a marca por detrás da mesma, ganharam em prioridade”, diz Daniel Jeschonowski, sócio da empresa Senator, presença assídua na PSI.
A edição e 2024 já está marcada para 09 a 11 de janeiro. Veja agora algumas imagens da edição de 2023 na galeria acima.