Home»VIDA»CARREIRA»Produtividade no verão pode diminuir até 20%

Produtividade no verão pode diminuir até 20%

O calor, o período de férias de colegas e amigos, os planos de lazer ou o retorno à rotina são alguns dos fatores que causam distração e afetam o desempenho laboral.

Pinterest Google+

A produtividade nos meses de verão pode diminuir em até 20%, a curva de concentração cai em 19% e a possibilidade de distração aumenta em 45%. São dados divulgados pela Adecco, empresa especialista em recursos humanos.

 

São múltiplas as causas que podem afetar o nosso desempenho no trabalho, nomeadamente o calor, o período de férias de colegas e amigos, os planos de lazer pendentes de realizar ou o retorno à rotina.

 

Para lidar com essas situações e até aproveitar o verão para aumentar a produtividade, a Adecco divulgou alguns conselhos que podem ajudá-lo a manter-se ativo e motivado.

 

VEJA TAMBÉM: AS 20 PERGUNTAS QUE DEVE FAZER ANTES DE PROCURAR UM NOVO EMPREGO

 

– Transforme o negativo em algo positivo e faça uma lista do que tem que fazer. Antes de começar o dia, escreva esta lista de tarefas e ordene-as de acordo com a urgência e a importância e comece a trabalhar. Tente não ser multitarefa. Quando começar a executar qualquer uma das suas funções, concentre-se nela e não perca tempo a pensar na seguinte. Tudo a seu tempo.

 

– Organize o seu espaço de trabalho. Tenha tudo o que precisa na ponta dos seus dedos e retire da secretária o que pode distraí-lo. Tente automatizar as tarefas ao máximo para que possa realizá-las em pouco tempo e concluir bem o seu dia.

 

– Descanse entre as tarefas. Entre os objetivos que definiu no início do dia, deve fazer pequenas pausas de no máximo 10 minutos. É nisso que se baseia a Técnica Pomodoro : 50 minutos de concentração de trabalho seguidos de 10 minutos de desconexão para que a sua produtividade seja máxima.

 

VEJA TAMBÉM: CARREIRA: CONHEÇA O PODER DA LINGUAGEM CORPORAL

 

– Diga não à procrastinação. Não deve adiar tarefas, não importa quão tediosas ou chatas sejam. Atrasá-las não as fará desaparecer, mas tornar-se-á uma fonte de stress e desmotivação. Se conseguir fazê-las assim que chegar, terá um desempenho melhor e sentir-se-á muito mais motivado.

 

– Tire proveito do ambiente de trabalho. Como é mais provável que haja menos barulho no escritório, é o momento ideal para preparar projetos futuros, concluir tarefas que tem pendentes, organizar arquivos confusos … estas tarefas ajudá-lo-ão a aumentar a sua produtividade no futuro a médio e longo prazo.

 

– Use o seu tempo de forma inteligente. Na ausência de pessoal, e com equipas mais reduzidas, as reuniões devem também elas ser mais eficazes e reduzidas. Minimize a duração dessas reuniões e concentre-se no que é realmente importante. Todos apreciarão o pouco tempo gasto e poderá assim concentrar-se realmente no que interessa.

Artigo anterior

Tire o máximo partido do seu tempo livre

Próximo artigo

Fonte da juventude: cortar em 15% das calorias atrasa envelhecimento