Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Produção de biocombustíveis a partir do leite?

Produção de biocombustíveis a partir do leite?

Sabia que é possível produzir biocombustíveis a partir do leite? Pois é, há um enorme interesse no bioetanol como alternativa energética aos combustíveis fósseis e ele pode ser produzido a partir do leite.

Pinterest Google+

Certamente já ouviu falar dos biocombustíveis e do seu potencial como alternativas energéticas sustentáveis em detrimento dos combustíveis fósseis. Com o consumo mundial de energia a aumentar, o desenvolvimento de alternativas amigas do ambiente é obrigatório.

 

A política atual da União Europeia para os biocombustíveis assenta na redução do efeito de estufa, impulsionamento da descarbonatação dos combustíveis no setor dos transportes, diversificação das fontes de abastecimento e no desenvolvimento tecnológico de alternativas para os combustíveis fósseis a longo prazo.

 

Biocombustíveis

Ao contrário dos combustíveis fósseis que conhecemos, os biocombustíveis são produzidos de maneira sustentável a partir de matérias-primas renováveis. Maioritariamente, têm origem numa alargada gama de espécies vegetais, contudo, podem ainda ser produzidos a partir da fração biodegradável proveniente de produtos ou resíduos da indústria.

 

Já imaginou a implementação de combustíveis que possuíssem baixos custos de aquisição, emissões que não contribuíssem para o efeito de estufa e que, no geral, fossem muito menos agressivas para o ambiente? Pois é, estes biocombustíveis constituem tudo isso.

 

Bioetanol

No âmbito da produção de bioetanol, o milho, a beterraba e o açúcar de cana são exemplos relevantes de matérias-primas aplicáveis. Devido à sua composição rica em hidratos de carbono (açúcares), constituem ótimas fontes para a produção do biocombustível. Desta forma, por meio de fermentação, à semelhança da produção dos vinhos, os microrganismos vão transformar os açúcares dessas matérias-primas em compostos finais desejáveis.

 

Leite e a produção de bioetanol

Mas como é possível produzir-se um biocombustível ou bioetanol a partir do leite que consumimos? Pode parecer inédito, mas a verdade é que existe um potencial elevado no uso dos subprodutos das indústrias de lacticínios.

 

Todos os anos são gerados milhares de toneladas de subprodutos nas indústrias de leite com uma composição excecionalmente rica em açúcar, a tão conhecida – lactose. Com a ajuda da biotecnologia tem sido possível desenvolver condições mais eficientes aplicáveis a estas práticas.

 

Muitos estudos têm ocorrido no sentido de desenvolver novas alternativas sustentáveis e viáveis. E se o leite tem potencial, os seus subprodutos superam essa capacidade, uma vez que contêm mais lactose na sua composição. Portanto, é possível aproveitar resíduos das indústrias e aplicá-los em ações estratégicas em prol da sustentabilidade ambiental e económica. Já pensou como seria?

Artigo anterior

Rota das Padeiras ensina a fazer pão como antigamente

Próximo artigo

Aumente o prazo de validade dos alimentos