Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Probióticos ajudam a combater a rinite alérgica

Probióticos ajudam a combater a rinite alérgica

É mais uma vítima das alergias sazonais, em particular da rinite alérgica? Este estudo garante que uma determinada combinação probiótica é eficaz na redução de sintomas que, por sua vez, se traduzem na diminuição do stress na prática de atividades diárias.

Pinterest Google+

Uma combinação de probióticos pode ajudar a reduzir os sintomas da rinite alérgica quando tomada durante a temporada de alergias, de acordo com uma nova investigação liderada por cientistas da Universidade da Flórida, EUA.

 

Em primeiro lugar, os cientistas já tinham a informação de que a combinação probiótica de lactobacilos e bifidobactérias, vendida como kyo-dophilus nas lojas, ajuda a manter a saúde digestiva e de partes do sistema imunológico. Posto isto, os responsáveis pelo estudo suspeitaram que os probióticos pudessem funcionar no aumento da percentagem de células T (reguladoras do corpo humano), o que por sua vez aumentaria a tolerância aos sintomas de rinite alérgica.

 

Veja também: Saiba como tratar olhos secos sazonais

 

Para testar a teoria dividiram aleatoriamente um grupo de 173 adultos saudáveis, sofredores de alergias sazonais, em dois grupos: alguns tomaram a mencionada combinação probiótica e outros tomaram um placebo.

 

Os cientistas também analisaram o ADN das amostras de fezes dos participantes para determinar como as suas bactérias mudaram, uma vez que os probióticos visam o fornecimento de boas bactérias ao sistema intestinal humano. Além disso, o teste de ADN também confirmou quem estava tomar o probiótico.

 

Veja também: Aumente a imunidade dos seus filhos

 

A experiência, realizada no auge da temporada de alergias na primavera, revelou que os participantes que tomaram o probiótico obtiveram efetivamente melhorias na qualidade de vida, em comparação com aqueles que tomaram o placebo. Os participantes apresentarem menos sintomas alérgicos no nariz, o que se traduziu numa menor preocupação durante as atividades diárias.

 

Os investigadores sublinham que este estudo não inclui alérgicos graves. Mas a combinação de probióticos mostrou benefícios clínicos para aqueles com alergias sazonais mais leves

Artigo anterior

Consumo de lacticínios pode afetar risco de cancro da mama, sugere estudo

Próximo artigo

Exposição sobre Amy Whinehouse no Jewish Museum em Londres