Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Primeira exposição do mundo sobre selfies abre em Londres

Primeira exposição do mundo sobre selfies abre em Londres

Pode a selfie ser uma arte? Este fenómeno global deu origem a uma exposição que mostra o autorretrato desde os quadros de Rembrandt, no século XVII, aos frenéticos instantâneos de hoje tirados com smartphones.

Pinterest Google+
PUB

Abre hoje em Londres a exposição ‘From Selfie to Self-Expression’, na Galeria Saatchi, aquela que é considerada a primeira exposição do mundo sobre selfies e que estará patente até 31 de maio.

 

A exibição mostra o potencial criativo deste modo de expressão que é atualmente considerado um pouco fútil, mas que já era expressado em pinturas, como os autorretratos do pintor holandês, Rembrandt, e do pintor espanhol, Velázquez, no século XVII, que marcam o início temporal desta mostra.

 

Segundo informação prestada pela galeria, esta será a primeira exibição do mundo a explorar a história da selfie desde essa altura até aos dias de hoje, celebrando o potencial criativo desta forma de expressão

 

Veja também: Estas são as melhores fotografias de casamento do inverno que passou

 

Ao lado de trabalhos de artistas influentes aparecem selfies que se tornaram rapidamente ícones da era digital, desde exemplos que retratam a beleza, mas também a loucura, o mau gosto e até o perigo. Na mostra, não faltam selfies de David Beckham, Kim Kardashian e até a primeira selfie tirada por um animal, um macaco.

 

Porém, existem diferenças nesta evolução: «As selfies modernas são diferentes porque mostram aquilo que gostamos de mostrar ao mundo em vez de aquilo que nós realmente somos.  Não é por acaso que a maioria das selfies são tiradas em sítios exóticos, em férias, quando as pessoas estão a experimentar coisas diferentes do dia a dia», disse à ‘Reuters’ Nigel Hurst, diretor da galeria.

Artigo anterior

Estas são melhores fotografias de casamento do inverno que passou

Próximo artigo

Descobrir a homossexualidade