Previsões astrológicas para o mês de dezembro de 2022
Saiba o que lhe ditam os astros para este mês. Uma previsão de Isabel Guimarães, astróloga e presidente da Associação Portuguesa de Astrologia.

NOTA: estas orientações são preparadas com base nos movimentos planetários em relação à posição do Sol para a área de vida chamada Casa Astrológica de cada um dos doze signos zodiacais, sendo, por isso, apenas uma indicação de tendências mais significativas para o mês a que se referem. Por essa razão, devem ser lidas no pressuposto de que não substituem uma leitura personalizada do seu próprio Mapa Astrológico, pois tratam-se de previsões genéricas do respetivo arquétipo.
Carneiro | 21 março – 20 abril
Fases da Lua – GMT
Lua Cheia ● 08 de dezembro – Gémeos
Lua Minguante ◗ 16 de dezembro – Virgem
Lua Nova ○ 23 de dezembro – Capricórnio
Lua Crescente ◖ 30 de dezembro – Carneiro
Ingressos dos planetas
Dia 05: Ingresso do Neptuno ao movimento direto no signo de Peixes
Dia 07: Ingresso de Mercúrio ao signo de Capricórnio
Dia 10: Ingresso da Vénus ao signo de Capricórnio
Dia 21: Ingresso de Sol ao signo de Capricórnio
Dia 21: Ingresso de Júpiter ao signo de Carneiro
Dia 24: Ingresso de Quíron ao movimento direto no signo de Carneiro
Dia 30: Ingresso de Mercúrio ao movimento retrogrado no signo de Capricórnio
DÚVIDAS DO MÊS – A chegar ao final do ano que balanço faz da sua vida profissional? Será um bom mês para criar novos projetos? A vida familiar e afetiva, estará numa fase mais favorável? A sua saúde, poderá estar a se ressentir?
RECURSOS E TRABALHO – Antes de entrar o Sol no signo de Capricórnio aproveite para se focar nos seus objetivos e ir em busca de alternativas. Seu regente mantem a retrogradação no signo de Gémeos, onde o regente ingressa a Capricórnio, desafiando a novos projetos. No entanto, as ações na forma como restrutura seus diálogos, podem sabotar as melhores oportunidades. Pode sentir-se demasiado pressionado, e agir de forma menos tolerante. As restrições podem estar a ser vistas como obstáculos e não a se readaptar a novas situações. A pressão pode se intensificar nos seus recursos financeiros, e precisar de estratégias mais objetivas predispondo-se a escutar mais os outros e a ir em busca de mais informações. O excesso de trabalho, ou de responsabilidades pode trazer desgaste e perda de foco. Rever e restruturar dando o devido tempo, pode ser uma das estratégias deste mês.
VIDA AFETIVA E NOVOS COMEÇOS – A fase lunar cheia de Gémeos ativa seu regente, precisando de ter cautela com os excessos emocionais. Apesar da fase ser propicia a colher os frutos do que semeou no final de maio, pode não se permitir focar no que é realmente importante. A mente esta mais dispersa o que pode afetar sua relação afetiva, ou até mesmo familiar. As discussões podem surgir do nada, e trazer extremos que podem prejudicar a sua estabilidade. Busque por diálogos onde sinta que consegue escutar o que o outro precisa, e permita-se aceitar a opinião do outro, ajustando à sua vontade. A Vénus ao ingressar ao signo de Capricórnio, forma a quadratura ao seu signo, podendo intensificar as preocupações no campo afetivo.
A partir do dia 21, o Sol ao ingressar a Capricórnio e Júpiter ao seu signo, os assuntos do passado e da relação com sua família intensificam-se e com a chegada do Natal pode sentir-se nostálgico e com dificuldade de interagir. Tudo pode ser causa/efeito de situações do passado, e de memórias que podem afetar a sua realidade. Evite os excessos provocados por Júpiter, onde a presença de vários planetas em Capricórnio podem influenciar as suas estruturas. Busque por aproveitar a Lua Nova de Capricórnio, proporcionando novos caminhos e a resolução de aspetos emocionais que precisam do apoio de quem esta ao seu lado.
DESAFIOS E SAUDE – Os desafios deste mês serão intensos com a necessidade de se adaptar a novas realidades. A saúde pode precisar de sua atenção, no que se refere a novos hábitos e a libertar com atividades, a pressão sentida. A família pode requer mais compreensão. Festeje a época com um renovar de otimismo.
Touro | 21 abril – 21 maio
Fases da Lua – GMT
Lua Cheia ● 08 de dezembro – Gémeos
Lua Minguante ◗ 16 de dezembro – Virgem
Lua Nova ○ 23 de dezembro – Capricórnio
Lua Crescente ◖ 30 de dezembro – Carneiro
Ingressos dos planetas
Dia 05: Ingresso do Neptuno ao movimento direto no signo de Peixes
Dia 07: Ingresso de Mercúrio ao signo de Capricórnio
Dia 10: Ingresso da Vénus ao signo de Capricórnio
Dia 21: Ingresso de Sol ao signo de Capricórnio
Dia 21: Ingresso de Júpiter ao signo de Carneiro
Dia 24: Ingresso de Quíron ao movimento direto no signo de Carneiro
Dia 30: Ingresso de Mercúrio ao movimento retrogrado no signo de Capricórnio
DÚVIDAS DO MÊS – A chegarmos ao ultimo mês do ano, que balanço faz das mudanças sentidas? Terá a firmeza para manter as suas escolhas? Sente que tem o apoio dos amigos e família? Como esta a lidar com as alterações externas?
RECURSOS E TRABALHO – Num mês em que a energia solar ativa a esperança e coragem, a busca por meios que permitam dar consistência as suas empreitadas, tornam-se cruciais. O sentido a vida com um propósito maior, pode ser simplesmente sair da sua zona de conforto, que trazem aventuras ao desconhecido. Este, que se pode direcionar a novas formas de lidar com seus recursos financeiros, e a criar uma nova realidade. O trabalho urge em produzir prazer ao que realiza e sentir o retorno numa visão interior. O seu regente ao ingressar ao signo de Capricórnio forma um trígono ao seu Sol, permitindo uma estrutura de trabalho mais consistente e com capacidade de restruturar o que sente que precisa mudar. Aproveite o Mercúrio no signo de Capricórnio para negociar condições de trabalho, ou dedicar-se a com maior firmeza no que precisa de reanalisar.
VIDA AFETIVA E NOVOS COMEÇOS – A fase lunar cheia de Gémeos ativa a sua área de vida onde o prazer aos seus relacionamentos, mostram a forma como tem lidado com as mudanças sentidas. Uma boa altura para promover diálogos, onde permitam o casal criar sinergias e firmar novos objetivos a dois. Podem de alguma forma sentir que precisam de quebrar rotinas, sendo uma boa altura para programarem uma viagem a dois. O ingresso do Sol ao signo de Capricórnio a partir do dia 21, traz consigo no mesmo dia o ingresso de Júpiter ao signo de Carneiro, apesar do desafio destes posicionamentos que podem trazer ao seu signo, uma forte necessidade de criar novos conhecimentos é sentida, levando a iniciar uma nova jornada de formações, envolver-se em grupos que partilham os seus ideais, obtendo resultados inesperados. Sendo que a Lua Nova do mesmo signo, pode dar um ponto de partida a novos começos na sua relação com os outros assim como, interesses que tragam praticidade. A altura do Natal pode desafiar a sua relação coma família, e procurar de alguma forma entendimento na sua visão de fatos. Evite o confronto e permita-se dar o exemplo pela sua forma de viver e trazer ao seu meio ambiente diálogos equilibrados, permitindo escutar, mas ser escutado. O balanço do ano precisa de ser reanalisado, aproveite o Mercúrio retrogrado mesmo a chegar ao final do ano, para rever projetos, ideias e restruturar o novo ano.
DESAFIOS E SAUDE – Os desafios se prendem pela sua capacidade de manter seu prazer a vida, e mudar o necessário para sentir uma forte conexão ao que idealizou. A saúde pode requer cuidados no corpo esquelético assim como na sua vitalidade. Procure reforçar seu sistema imunitário.
Continua na próxima página…