Home»LAZER»SUGESTÕES»Prepare os confetes. Saiba onde brincar ao Carnaval na região de Lisboa

Prepare os confetes. Saiba onde brincar ao Carnaval na região de Lisboa

Desfiles de mascarados, apresentação de escolas de samba, corsos, carros alegóricos, bailes, fitas e confetes… se lhe apetece brincar ao Carnaval, tem muito por onde escolher. De Palmela a Sesimbra ou de Mafra à Ericeira, veja o que as autarquias têm preparado para si.

Pinterest Google+

As autarquias da região de Lisboa têm várias atividades preparadas para agradar aos festivaleiros que se encontrarem na região por altura do Carnaval, que se assinala a 13 de fevereiro. Veja de seguida as agendas propostas:

 

Alhandra

O Carnaval de Alhandra é uma das tradições de referência, no concelho de Vila Franca de Xira. Este ano, os festejos iniciam-se a 9 de fevereiro, às 10h00, com o Desfile de Carnaval das Escolas pelas Ruas de Alhandra. A 10 e 12 de fevereiro, a partir das 22h00, realizam-se os Bailes de Carnaval com o conjunto “Cristais da Noite” na sede da Sociedade Euterpe Alhandrense (Alhandra) e o tradicional Corso de Carnaval sai à Rua a 11 e 13 de fevereiro, pelas 15h00, envolto numa comitiva de três centenas de populares e visitantes.  O Carnaval despede-se na noite de 14 de fevereiro, pelas 21h30, com o Cortejo de Enterro do Entrudo a partir da zona Ribeirinha de Alhandra.

 

Amadora

Para assinalar o Carnaval, o Museu Municipal de Arqueologia, na Amadora, realiza várias oficinas e visitas guiadas, durante o mês de fevereiro. No dia 10, das 10h30 às 12h30, há oficina de Máscaras de Carnaval na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.

 

VEJA TAMBÉM: JÁ ARRANCOU O CARNAVAL MAIS ELEGANTE DO MUNDO

 

Ericeira

Pelas ruas da Ericeira, no concelho de Mafra, o desfile das escolas da região também dá inicio ao Carnaval durante o dia 9 de fevereiro. Nas noites de 10, 11 e 12 de fevereiro há animação musical com música popular, assim como na tarde da terça-feira de Carnaval.

 

Loures

Em Loures vão ser cerca de 1500 os figurantes que, acompanhados por 15 carros alegóricos, percorrem as ruas da cidade, nos dias 11 e 13. Neste espetáculo, subordinado ao tema “Brinca na Folia”, os visitantes poderão revisitar temáticas tão variadas como a “Cidade Maravilhosa”, a vida encantada nos mares, tradições portuguesas como as vindimas, e ainda contos infantis como “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

 

A animação começa no dia 10 de fevereiro com o habitual Baile de Apresentação e Coroação dos Reis do Carnaval 2018, que contará com as atuações da Banda Sinal e dos DJ’s Van Breda e Telmo Pereira. A folia repete-se no dia 12 de fevereiro, com o Baile Trapalhão, onde cada folião é convidado a trazer o disfarce mais divertido que consiga imaginar.  Para além dos bailes, no domingo, dia 11, a partir das 21h00, decorre a Noite Foliona, no Pavilhão Paz e Amizade, com a presença dos Kiss Kiss Bang Bang e do Dj André Soares. Para terminar os cinco dias de folia, assista à leitura do testamento do “Rei Momo”, no Enterro de D. Ocarário, no dia 14 de fevereiro, a partir das 21h00.

 

VEJA TAMBÉM: QUER FAZER UMA VIAGEM AOS SABORES DE ANTIGAMENTE?

 

Montijo

O Carnaval do Montijo inicia-se na manhã de sexta-feira, dia 10, com o Desfile das Escolas nas principais artérias da cidade. A festa prossegue com Animação de Rua no sábado à tarde e à noite na Praça da República, culminando com os Corsos Carnavalescos nas tardes de domingo e terça-feira, num percurso desde a Frente Ribeirinha, passando pela Avenida dos Pescadores e terminando na Praça da República. A entrada é gratuita em todos os eventos.

 

Oeiras

Em Oeiras realiza-se uma sessão especial de teatro “O segredo do Aladino”, com desfile de crianças mascaradas, nos dias 10 e 13 de fevereiro, às 16h00, no auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha.

Artigo anterior

Mercúrio: comunicador de vida

Próximo artigo

Terceira idade nos animais deve inspirar cuidados redobrados, revela veterinário