Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Antes de sair… prepare a sua casa para as férias

Antes de sair… prepare a sua casa para as férias

Antes de ir de férias, há alguns cuidados básicos a ter para deixar a sua casa em segurança e perfeita para vos receber de volta.

Pinterest Google+
PUB

Contacto de emergência

Certifique-se de que o seu vizinho de confiança tem o seu contacto de emergência. Ainda que a família seja o primeiro contacto, no caso de um problema em casa, os vizinhos serão os primeiros a aperceber-se.

 

Não deixe roupa suja

Quando voltar de férias, terá uma mala inteira de roupa para lavar, por isso evite deixar roupa suja. Outro truque útil é deixar as portas dos armários da roupa ligeiramente abertos para evitar humidade e acumulação de odores.

 

Evite o aspeto de casa vazia

O ideal é pedir a um familiar, amigo ou vizinho para passar pela casa a cada dois dias para abrir as janelas por uns minutos, recolher o correio e mostrar que há movimento em casa. Procure um aparelho que permite programar hora para a luz ligar e desligar. Pode ainda optar pelo sistema de segurança da PSP. Pode ainda convidar um familiar ou amigo de confiança a passar uns dias em sua casa.

 

VEJA TAMBÉM: DÊ UM TOQUE DE VERÃO À SUA CASA

 

Vigie a sua casa

Há aplicações para smartphone que permitem ligar uma webcam na sua casa, com imagem a transmitir para o seu telefone. Há ainda outra aplicação que permite ligar e desligar as luzes de casa. Não se esqueça de fazer um check-up ao sistema de incêndios e sistema de segurança da casa.

 

Seguro

Confirme que o seguro da sua casa está em dia e pense em aumentar o seguro para o recheio da casa. Um seguro multirriscos habitação é a melhor opção. Catalogue todos os bens de valor, anote números de série e fotografe-os e mantenha-os num cofre. Se possível, desloque-os para um banco durante a sua ausência.

 

Corte gás e água

É uma questão de precaução e segurança.

 

Limpeza geral

É bom fazer uma limpeza mais profunda antes de ir de férias. Assim, quando regressar, vai sentir a casa mais fresca e isso terá um efeito relaxante.

 

Frigorífico limpo

Acontece muitas vezes irmos de férias e esquecermo-nos de alimentos perecíveis no frigorífico. Uma semana antes, seja mais controlada no consumo de comida, para evitar desperdícios. Pode deixar uma caixa de bicarbonato de sódio no interior do frigorífico para absorver odores.

 

Proteja-se

A informação difundida na internet, em particular nas redes sociais, pode ter efeitos nefastos. Evite publicar informação sobre as datas em que está ausente, sob pena de poder estar debaixo da atenção de pessoas mal-intencionadas.

 

Desligue os eletrodomésticos

Durante a sua ausência, podem ocorrer tempestades ou curto-circuitos. Como o frigorífico tem de continuar a trabalhar, não desligue a eletricidade geral, mas sim todos os equipamentos que não necessitam de ficar ligados à corrente.

 

Esvazie o lixo

Não há nada mais desagradável do que entrar em casa e sentir um odor desagradável. Por isso, certifique-se de que esvazia todos os caixotes do lixo da casa, incluindo casas-de-banho e quartos, se for o caso. Lave o caixote de lixo da cozinha com vinagre e água.

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Preparar um piquenique: o que não pode esquecer

Próximo artigo

Gelados podem fazer parte de uma alimentação saudável