Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Precisa de parar de fazer ‘refresh’ ao seu email

Precisa de parar de fazer ‘refresh’ ao seu email

Descarregar emails é como jogar numa slot machine: ativa o mecanismo de recompensas aleatórias. No meio de tanta desilusão (leia-se mais trabalho, reclamações de clientes, etc...), esperamos ter sorte e receber um email de um amigo, uma boa notícia, etc..

Pinterest Google+
PUB

Inúmeras experiências têm mostrado que os seres humanos tendem a aderir à regra da reciprocidade nas interações sociais. No seu nível mais básico, isto significa que queremos responder a uma ação positiva com outra ação positiva. Se alguém nos faz um favor, sentimos obrigação de retribuir. Aliás, o simples facto de alguém ter gastado o seu tempo a escrever-lhe um email ativa um comportamento social profundo – o desejo de retribuir de igual para igual.

 

Em declarações à ‘Time’, David Greenfield, fundador do Centro de Vício pela Internet e Tecnologia, nos Estados Unidos, diz algo que se destaca: «A perda do controlo é a confirmação de um vício». Esta ansiedade que se cria dentro de nós por não conseguirmos lidar com o constante bombardeamento de emails e, ao mesmo tempo, a ansiedade de não se conseguir parar de verificar a caixa de entrada de 5 em 5 minutos pode resultar em altos níveis de stress.

 

Veja a galeria: Dez mandamentos diários para ter uma vida feliz

 

Este vício pode criar expetativas irreais relativamente ao que se pode suportar. Ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de mensagens que se recebe e a quantidade que realmente se pode responder.

 

É preciso libertar-se dessa ansiedade de tentar responder a tudo e todos. Este jogo viciante facilmente consome grande parte do seu tempo. Tenha em mente que no mundo digital a reciprocidade é um ‘loosing game’, isto é, um jogo de constantes perdas.

 

Leia ainda: 10 comportamentos a eliminar no seu dia a dia

 

Produtividade não significa necessariamente estar sempre ocupado e sim ser-se deliberado e focado. Trata-se de se gastar mais tempo a decidir e menos tempo a fazê-lo. Trata-se da obtenção clara daquilo que realmente importa e deixar o resto de lado.

Artigo anterior

Cultivo de milho e soja geneticamente modificados e o uso de pesticidas

Próximo artigo

Demi Lovato anuncia pausa na carreira