Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Precisa de parar de fazer ‘refresh’ ao seu email

Precisa de parar de fazer ‘refresh’ ao seu email

Descarregar emails é como jogar numa slot machine: ativa o mecanismo de recompensas aleatórias. No meio de tanta desilusão (leia-se mais trabalho, reclamações de clientes, etc...), esperamos ter sorte e receber um email de um amigo, uma boa notícia, etc..

Pinterest Google+
PUB

Estudos recentes revelaram que os trabalhadores de escritório gastam quase um terço de um dia de trabalho a responder a emails, o que pode provocar a sensação de stress, de acordo com um artigo publicado na ‘Time’.

 

Pode parecer irracional gastar-se tanto tempo a fazer algo que tem um impacto negativo no nosso bem-estar, mas a verdade é que não importa realmente o conteúdo de cada email recebido, pois muitos de nós somos viciados no ato de verificar a caixa de entrada do email. Os psicólogos chamam a este impulso primordial do nosso cérebro de ‘recompensas aleatórias’.

 

Veja a galeria: Pode estar a destruir a sua inteligência sem saber

Imagine o seu email como uma slot machine dos casinos. Na maioria das vezes, quando ‘puxa a alavanca’ para verificar as mensagens recebidas, depara-se com algo dececionante como um email de um cliente frustrado ou um pedido urgente do seu chefe. Mas, de vez em quando, ao ‘puxar essa alavanca’, tem algo emocionante na caixa de entrada, seja de um amigo que não vê há muito tempo, um convite interessante ou um vídeo engraçado. São essas recompensas aleatórias, misturadas com todas as atualizações de entorpecimento mental e pedidos irritantes, que tornam este jogo tão viciante. Faz-nos verificar o email vezes sem conta, mesmo quando temos coisas melhores para fazer.

 

E tentar fazer com que haja zero emails por abrir? Justamente no momento em que se pensa que a missão está cumprida, surge uma nova mensagem. E depois outra. E outra. O trabalho não chega a ser feito e a verificação da caixa de entrada cria um sentimento estranho de obrigação. Quanto mais mensagens lidas temos, mais ansiosos nos sentimos. Quanto mais tempo passa sem se responder, mais nos desculpamos. Quantas vezes não começou um email a pedir desculpa por não ter respondido mais cedo? No nosso íntimo, sentimos que devemos uma resposta a cada uma destas pessoas.

 

Veja a galeria: Dicas para conseguir afastar-se do seu smartphone

Para a família, amigos e colegas de trabalho, é algo que parece natural. Os relacionamentos com estas pessoas são de longa data e, então, faz todo o sentido sentir a obrigação de responder. Mas porque nos sentimos culpados quando não respondemos a alguém que nem sequer conhecemos?

Artigo anterior

Cultivo de milho e soja geneticamente modificados e o uso de pesticidas

Próximo artigo

Demi Lovato anuncia pausa na carreira