Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Prebióticos, alimente as bactérias probióticas amigas da saúde intestinal

Prebióticos, alimente as bactérias probióticas amigas da saúde intestinal

Os prebióticos são hidratos de carbono não digeríveis, que normalmente são apresentados em forma de fibra, e que ajudam e alimentam as bactérias probióticas. Estas bactérias probióticas ajudam na digestão e protegem o organismo contra as bactérias nocivas. Aqui ficam alguns alimentos que deve ter em conta para alimentar as suas boas bactérias. Março é o Mês Europeu da Luta contra o Cancro do Intestino.

Pinterest Google+
PUB

Alimentos ricos em prebióticos

Alho – Este alimento prebiótico é bastante nutritivo e ajuda a promover o crescimento de bactérias intestinais benéficas, enquanto impede a multiplicação de bactérias nocivas.

 

Alho-porro – Este membro da família das cebolas é bastante rico em fibras e pode ajudar as pessoas a aumentar a ingestão de prebióticos necessária.

 

Repolho – Este tipo de repolho contém vitaminas B e C e é uma excelente fonte natural de prebióticos, tornando-o bom para a saúde do intestino.

 

Lentilhas – As lentilhas são bastante ricas em fibra e como tal ajudam na digestão.

 

Feijão vermelho – O feijão pode ajudar a impulsionar as boas bactérias intestinais, para além de ser rico em proteínas, fibras e potássio.

feijão vermelho

Bananas – Estas são bastante benéficas para o intestino e apresentam fibras naturais que podem aumentar as bactérias boas e ajudar a reduzir o inchaço na barriga.

 

Pinhões – Estes têm propriedades antioxidantes que os tornam benéficos para a saúde do coração e do cérebro, para além de ajudarem a reduzir o colesterol.

 

Melancia – Esta é uma outra fruta que contém prebióticos e pode alimentar as boas bactérias. O alto teor de água da melancia é bom para a hidratação.

 

Citrinos – Os citrinos, como a toranja, são bons para a saúde intestinal e ricos em vitaminas A e C.

 

Cevada – Este alimento ajuda o sistema imunológico e é uma boa fonte de fibra prebiótica.

 

Aveia – Esta é uma excelente opção, já que oferece uma série de benefícios para a saúde.

 

VEJA TAMBÉM: OS MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS DOS PROBIÓTICOS. JÁ OS INCLUIU NA SUA DIETA?

 

Amêndoas – As amêndoas, que funcionam como um excelente lanche, são uma boa fonte de prebióticos, para além de serem ricas em fibras e cálcio.

 

Pistachios – Este contém altos valores de proteínas vegetais, fibras, vitaminas e minerais. Também ajudam a estimular as boas bactérias do intestino.

 

Linhaça – Esta é uma semente bastante versátil e como tal pode ser incluída em vários pratos. A linhaça contém grandes quantidades de fibras, o que ajuda a manter o sistema intestinal e digestivo saudável.

Artigo anterior

Materiais e acabamentos: a sua seleção no design

Próximo artigo

Cabelos brancos são sinónimo de charme?