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Prébioticos: alimente as bactérias probióticas amigas da saúde intestinal

Os prebióticos são hidratos de carbono não digeríveis, que normalmente são apresentados em forma de fibra, e que ajudam e alimentam as bactérias probióticas. Estas bactérias probióticas ajudam na digestão e protegem o organismo contra as bactérias nocivas. Aqui ficam alguns alimentos que deve ter em conta para alimentar as suas boas bactérias.

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Alimentos ricos em prebióticos

Alho – Este alimento prebiótico é bastante nutritivo e ajuda a promover o crescimento de bactérias intestinais benéficas, enquanto impede a multiplicação de bactérias nocivas.

 

Alho-porro – Este membro da família das cebolas é bastante rico em fibras e pode ajudar as pessoas a aumentar a ingestão de prebióticos necessária.

 

Repolho – Este tipo de repolho contém vitaminas B e C e é uma excelente fonte natural de prebióticos, tornando-o bom para a saúde do intestino.

 

Lentilhas – As lentilhas são bastante ricas em fibra e como tal ajudam na digestão.

 

Feijão vermelho – O feijão pode ajudar a impulsionar as boas bactérias intestinais, para além de ser rico em proteínas, fibras e potássio.

feijão vermelho

Bananas – Estas são bastante benéficas para o intestino e apresentam fibras naturais que podem aumentar as bactérias boas e ajudar a reduzir o inchaço na barriga.

 

Pinhões – Estes têm propriedades antioxidantes que os tornam benéficos para a saúde do coração e do cérebro, para além de ajudarem a reduzir o colesterol.

 

Melancia – Esta é uma outra fruta que contém prebióticos e pode alimentar as boas bactérias. O alto teor de água da melancia é bom para a hidratação.

 

Citrinos – Os citrinos, como a toranja, são bons para a saúde intestinal e ricos em vitaminas A e C.

 

Cevada – Este alimento ajuda o sistema imunológico e é uma boa fonte de fibra prebiótica.

 

Aveia – Esta é uma excelente opção, já que oferece uma série de benefícios para a saúde.

 

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Amêndoas – As amêndoas, que funcionam como um excelente lanche, são uma boa fonte de prebióticos, para além de serem ricas em fibras e cálcio.

 

Pistachios – Este contém altos valores de proteínas vegetais, fibras, vitaminas e minerais. Também ajudam a estimular as boas bactérias do intestino.

 

Linhaça – Esta é uma semente bastante versátil e como tal pode ser incluída em vários pratos. A linhaça contém grandes quantidades de fibras, o que ajuda a manter o sistema intestinal e digestivo saudável.

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