Prébioticos: alimente as bactérias probióticas amigas da saúde intestinal
Os prebióticos são hidratos de carbono não digeríveis, que normalmente são apresentados em forma de fibra, e que ajudam e alimentam as bactérias probióticas. Estas bactérias probióticas ajudam na digestão e protegem o organismo contra as bactérias nocivas. Aqui ficam alguns alimentos que deve ter em conta para alimentar as suas boas bactérias. Março é o Mês Europeu da Luta contra o Cancro do Intestino.

Alimentos ricos em prebióticos
Alho – Este alimento prebiótico é bastante nutritivo e ajuda a promover o crescimento de bactérias intestinais benéficas, enquanto impede a multiplicação de bactérias nocivas.
Alho-porro – Este membro da família das cebolas é bastante rico em fibras e pode ajudar as pessoas a aumentar a ingestão de prebióticos necessária.
Repolho – Este tipo de repolho contém vitaminas B e C e é uma excelente fonte natural de prebióticos, tornando-o bom para a saúde do intestino.
Lentilhas – As lentilhas são bastante ricas em fibra e como tal ajudam na digestão.
Feijão vermelho – O feijão pode ajudar a impulsionar as boas bactérias intestinais, para além de ser rico em proteínas, fibras e potássio.
Bananas – Estas são bastante benéficas para o intestino e apresentam fibras naturais que podem aumentar as bactérias boas e ajudar a reduzir o inchaço na barriga.
Pinhões – Estes têm propriedades antioxidantes que os tornam benéficos para a saúde do coração e do cérebro, para além de ajudarem a reduzir o colesterol.
Melancia – Esta é uma outra fruta que contém prebióticos e pode alimentar as boas bactérias. O alto teor de água da melancia é bom para a hidratação.
Citrinos – Os citrinos, como a toranja, são bons para a saúde intestinal e ricos em vitaminas A e C.
Cevada – Este alimento ajuda o sistema imunológico e é uma boa fonte de fibra prebiótica.
Aveia – Esta é uma excelente opção, já que oferece uma série de benefícios para a saúde.
VEJA TAMBÉM: OS MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS DOS PROBIÓTICOS. JÁ OS INCLUIU NA SUA DIETA?
Amêndoas – As amêndoas, que funcionam como um excelente lanche, são uma boa fonte de prebióticos, para além de serem ricas em fibras e cálcio.
Pistachios – Este contém altos valores de proteínas vegetais, fibras, vitaminas e minerais. Também ajudam a estimular as boas bactérias do intestino.
Linhaça – Esta é uma semente bastante versátil e como tal pode ser incluída em vários pratos. A linhaça contém grandes quantidades de fibras, o que ajuda a manter o sistema intestinal e digestivo saudável.