Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Praias fluviais a visitar de norte a sul

Praias fluviais a visitar de norte a sul

Há cada vez mais procura por praias fluviais como substituto da praia tradicional. Neste artigo, damos-lhe uma lista de algumas das praias mais bonitas que pode visitar. De norte a sul de Portugal, selecionámos algumas onde pode por os seus pés de molho neste verão.

Pinterest Google+
PUB

Com o verão surge a vontade de ir a banhos, seja numa praia, num rio ou numa praia fluvial. Nos últimos anos, as praias fluviais têm ganhado imensa popularidade devido à tranquilidade que proporcionam, visto enquadrarem-se entre espaços verdes, com muita segurança, onde pode deixar o seu filho brincar à vontade e aproveitar uns dias para recuperar energias antes de voltar ao ativo.

 

Muitas são as que existem espalhadas de norte a sul do país, com diferentes características e infraestruturas. Conheça neste artigo algumas das que destacamos em Portugal Continental.

 

Praia Fluvial de Burgães (Vale de Cambra, Aveiro)

O Rio Caima é o “mar” desta praia situada no concelho de Vale de Cambra, e é uma opção para quem procura um local tranquilo, onde possa conviver também com a natureza. Constituído por um posto de primeiros socorros e contando com a vigilância de nadadores salvadores, aqui os mais jovens podem usufruir de diversas atividades que são desenvolvidas durante a época balnear. Parede de escalada, um touro mecânico, um skate park e a descida em slide a praia são algumas dessas diversões.

 

Para além disso, existe um snack bar com esplanada onde pode fazer refeições ou tomar uma bebida. Tem ainda um espaço para os mais pequenos, um parque infantil, para que também estes tenham um espaço dedicado exclusivamente a eles. Com um grande relvado e um extenso areal pode fazer piqueniques em família ou com amigos e até fazer jogos de equipa, como futebol de praia, voleibol, etc.

 

VEJA TAMBÉM: PRAIAS PORTUGUESAS A NÃO PERDER NESTE VERÃO

 

Praia Fluvial da Cascata da Cabreia (Sever do Vouga, Aveiro)

A Cascata da Cabreira é uma das muitas quedas de água que existem no país. Contudo, esta é – seguramente – uma das mais altas de todas. Com 25 metros de altura, situa-se no Sever do Vouga, e “é alimentada” pelo Rio Mau.

 

Embrulhada numa paisagem de uma vasta vegetação, a Cascata da Cabreia promete momentos de verdadeira tranquilidade, onde a biodiversidade, através das espécies autóctones, torna o local ainda mais mágico.

 

Albufeira do Azibo (Macedo de Cavaleiros)

No concelho de Macedo de Cavaleiros, podemos encontrar Albufeira do Azibo, caracterizada pela vasta diversidade de fauna e flora que acolhem duas praias fluviais – a Praia Fluvial da Ribeira e a Praia Fluvial da Fraga da Pegada.

 

A Praia Fluvial da Ribeira foi, em 2012, eleita uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal. Em harmonia com a natureza que a envolvente esta praia foi galardoada com Qualidade de Ouro pela Quercus. Premiada ainda com Bandeira Azul, disponibiliza fácil acesso a pessoas com mobilidade reduzida, e diversas atividades, como aqua park, kart bike, vela, windsurf, remo e canoagem. Além dos desportos aquáticos referidos, pode ainda explorar a natureza e a biodiversidade fazendo ciclismo ou percorrendo os trilhos da zona. Já a Praia Fluvial da Fraga da Pegada tem uma piscina flutuante e foi considerada a Praia Fluvial da Europa com mais Bandeiras Azuis concedidas.

 

Praia Fluvial da Lomba (Lomba, Porto)

No concelho de Gondomar existem muitas praias fluviais envolvidas pelo Douro. Uma dessas é a Praia Fluvial da Lomba. Situada na margem esquerda do rio Douro, perto da localidade de Lomba, esta praia fluvial é constituída por um extenso areal, com uma rampa de acesso ao areal e uma outra para a água.

 

Aqui, além dos já comuns parques de merendas com grelhadores, e um bar com esplanada, pode ainda acampar gratuitamente, tendo acesso a tudo o que é indispensável: torneiras de água, sacos de separação de lixo, chuveiros e casas de banhos. Se pretender aventurar-se, pode chamar um táxi boat para se deslocar até à Praia Fluvial de Melres, numa ilha bem perto.

 

Praia Fluvial da Ribeira Grande (Castelo Branco)

Situada nas traseiras das Piscinas Municipais da vila da Sertã, a Praia Fluvial da Ribeira Grande, é um local onde é possível usufruir de todas as ofertas urbanas da região, bem como ouvir as aves, as árvores e a água a cair no açude. Imagine um cenário com fundo de ribeira onde a serenidade da natureza está em comunhão com a parte urbana (restaurantes, bares, monumentos). Com uma ponte a atravessar a ribeira, que une a parte antiga da vila à parte nova, o espaço da praia tem infraestruturas que, a pensar na sua saúde, lhe permite fazer desporto e circuitos até à zona da Carvalha.

 

Na margem da ribeira encontrará chapéus de sol, cadeiras e as sombras das árvores de grande porte para que possa disfrutar do dia e, simultaneamente, proteger-se do sol. Com um parque de merendas e grelhadores, esta praia pode ser também um sítio no qual pode realizar piqueniques e disfrutar das suas refeições ao ar livre. Considerada uma Praia Acessível, permite às pessoas com mobilidade reduzida a fácil acessibilidade à praia, através de rampas, tendo ainda cadeiras anfíbias para que pessoas com deficiências motoras possam refrescar-se na água do rio.

 

VEJA TAMBÉM: PRAIAS DO MUNDO VISTAS DO CÉU

 

Praia Fluvial da Peneda (Góis, Coimbra)

Localizada entre a Serra do Açor e a Serra da Lousã, a Praia Fluvial da Peneda é conhecida pela sua ilha de areia banhada pelo rio Ceira. Situada em plena Vila de Góis, esta praia possui um açude e uma grande zona relvada. A zona relvada tem sombra de amieiros que, em comunhão com a água límpida do rio, se confunde com um espelho. Considerada a praia mais antiga do Concelho de Góis conta com uma paisagem inigualável sobre a Ponte Joanina da vila. Desta ponte pode ver a esplanada do bar da praia, onde pode fazer refeições, tomar uma bebida e abrigar-se do sol nas horas mais quentes do dia.

 

Ao longo de toda a margem, esta praia fluvial tem zonas com menos profundidade, criando assim uma piscina para as crianças e também zonas mais profundas que o permitem nadar sobre os seixos e por entre as árvores que emergem nas margens do rio.

 

Aqui, pode alugar uma canoa e explorar o rio por entre as serras, vendo a natureza em bruto. A Praia Fluvial da Peneda é mais uma das Praias Acessíveis, por cumprir todos os requisitos exigidos no contexto do bem-estar e conforto das pessoas com mobilidade reduzida, tendo sido também, em 2015, galardoada com Bandeira Azul e medalha de ouro. Esta é apenas uma das várias praias fluviais que pode encontrar nesta mágica Vila do Pinhal Interior Norte de Portugal.

 

Continua na próxima página…

 

Artigo anterior

Cuidados com os olhos em tempo de calor

Próximo artigo

Pecar sem culpa? Conheça os vários tipos de adoçantes