Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Portugueses estão a gastar mais dinheiro em presentes

Portugueses estão a gastar mais dinheiro em presentes

Face a 2014, ano em que cada português desembolsou em média 279 euros, prevê-se que os gastos aumentem para 301 euros, em 2015.

Pinterest Google+
PUB

Pela primeira vez nos últimos cinco anos, cada português deverá gastar 301 euros em compras de Natal. Esta é a conclusão do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), que efetuou um estudo analisando o comportamento dos consumidores durante a quadra natalícia.

 

Face ao valor médio apurado em 2014, que havia ficado nos 279 euros, os consumos de Natal deverão aumentar mais de 10%. Prevê-se que em 2015 os gastos possam estabelecer um novo máximo desde o ano 2010, ano em que cada português desembolsou, em média, 373 euros.

 

O IPAM realiza estes estudos desde 2009 e este ano é possível constatar algo de inédito: são em maior número os consumidores que referem que vão gastar mais face a 2014 (18%) do que aqueles que vão gastar menos (13%). Ainda que a fatura a pagar pelos presentes seja superior em relação aos anos anteriores, a verdade é que a maioria deverá limitar a oferta de presentes ao núcleo familiar, visto que um em cada três inquiridos (34%) planeia oferecer presentes a amigos. No que concerne à escolha dos presentes a oferecer, o estudo constata que a tradição não muda muito, e para as crianças são os brinquedos (32%) e, para adolescentes e adultos, roupa e sapatos (33%).

 

O estudo coordenado por Mafalda Ferreira, docente do IPAM, revela também que, em comparação com os centros comerciais, o comércio de rua e a Internet ganham cada vez mais adeptos para fazer compras de Natal. Cerca de um em cada quatro inquiridos (22,1%) deverá efetuar as suas compras exclusivamente numa destas opções de comércio.

 

Artigo anterior

Cristiano Ronaldo vai ser marca de hotéis no mundo

Próximo artigo

Adele revela o ‘segredo’ da perda de peso