Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Portugueses elegem ‘vacina’ como a Palavra do Ano

Portugueses elegem ‘vacina’ como a Palavra do Ano

Em 2021, a palavra venceu as restantes candidatas, entre as quais, apagão, bazuca e criptomoeda.

Pinterest Google+
PUB

A palavra eleita pelos portugueses para ser a Palavra do Ano em 2021 é ‘vacina’. A palavra venceu as restantes candidatas, nomeadamente: apagão, bazuca, criptomoeda, mobilidade, moratória, orçamento, podcast, resiliência e teletrabalho.

 

A Palavra do Ano é uma iniciativa da Porto Editora e tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, «património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida».

 

VEJA TAMBÉM: PORTUGUESES ESCOLHEM AS SUAS MARCAS PREFERIDAS

 

A lista de palavras candidatas é fruto da observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levados a cabo pela Porto Editora. Tal é feito, segundo explica, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, e tendo também em consideração também as sugestões dos portugueses através do site www.palavradoano.pt.

 

Lista de Palavras do Ano:

2021 – Vacina

2020 – Saudade

2019 – Violência Doméstica

2018 – Enfermeiro

2017 – Incêndios

2016 – Geringonça

2015 – Refugiado

2014 – Corrupção

1013 – Bombeiro

2012 – Entroikado

2011 – Austeridade

2010 – Vuvuzela

2009 – Esmiuçar

 

 

 

Artigo anterior

Cinco mudanças alimentares para um 2022 mais saudável e feliz

Próximo artigo

Os pontos cegos que todos temos