Home»BEM-ESTAR»CORPO»Portugal vai ter recomendações nacionais de atividade física

Portugal vai ter recomendações nacionais de atividade física

O modelo, coordenado pela Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, vai integrar recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono.

Pinterest Google+

As Recomendações de Atividade Física para a População Portuguesa são o mote do 1º Simpósio do Plano de Ação Nacional para a Atividade Física, decorrido no dia 27 de setembro, na Reitoria da Universidade do Porto.

 

Neste simpósio foi apresentado o projeto científico (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia) que irá resultar na publicação destas recomendações, que irão seguir o mais recente modelo científico das 24h de movimento, já adotado pela Organização Mundial de Saúde. Este modelo integra recomendações de atividade física, comportamento sedentário, e sono.

 

VEJA TAMBÉM: OMS: FALTA DE ATIVIDADE FÍSICA NO TOP DOS PRINCIPAIS RISCOS DE MORTE

 

A Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física (CIPAF), promotora do evento, vai também dar a conhecer a ferramenta de submissão de iniciativas ao Plano de Ação Nacional para a Atividade Física.

 

Constituída em abril de 2017 com o objetivo de elaborar, operacionalizar e monitorizar um Plano de Ação Nacional para a Atividade Física, a CIPAF funciona como uma plataforma de coordenação e envolvimento dos diversos serviços e organismos, contribuindo para a definição das linhas estratégicas e das políticas gerais e setoriais no domínio da promoção da atividade física.

 

A CIPAF promove a corresponsabilização de todos os atores sociais com impacto na atividade física, incluindo estruturas regionais, entidades locais e organizações da sociedade civil, na busca de convergência de medidas que permitam promover a criação de oportunidades de prática de atividade física e desportiva continuada para todas as pessoas.

 

Artigo anterior

Airbnb procura cinco voluntários para participar numa expedição científica na Antártida

Próximo artigo

Silhueta oval ou maçã: 7 dicas para equilibrar e favorecer este tipo de corpo