Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Portugal tem o primeiro Water Sommelier certificado

Portugal tem o primeiro Water Sommelier certificado

O reconhecimento dado pela alemã Doemens Academy certifica Manuel Antunes da Silva como especialista em águas minerais naturais. A degustação de águas poderá ser comparada a uma prova de vinhos e cervejas, já que permite avaliar as características dos diferentes tipos de águas.

Pinterest Google+

Manuel Antunes da Silva é o primeiro Water Sommelier português certificado, reconhecimento atribuído pela prestigiada Doemens Academy (Alemanha), alargando as suas competências como especialista em águas minerais naturais. Passa agora a aliar a experiência em geologia e a aplicação daquele recurso em terapêuticas termais, a um estatuto mais ligado à perspetiva de consumo.

 

A função de um Water Sommelier é largamente mais ampla do que um provador de águas. Considerada uma arte, a degustação de águas poderá ser comparada a uma prova de vinhos e cervejas, já que permite avaliar as características dos diferentes tipos de águas que são “fabricadas” nas profundezas da Natureza e, nessa medida, compreender e aconselhar a sua adequada harmonização com a gastronomia, bem como elaborar cartas de águas, ambas tendências mundiais.

 

VEJA TAMBÉM: NÃO BEBE ÁGUA SUFICIENTE? ENTÃO, ESTAS DICAS SÃO PARA SI

 

Sendo cada água mineral natural uma entidade própria, é possível assumir-se que todas estas águas são diferentes na sua composição, sabor e textura. Por isso, o trabalho de Manuel Antunes da Silva, profissional que integra o Super Bock Group, requer treino, permitindo identificar os detalhes distintivos de cada água de acordo com a sua origem.

 

Quando um Water Sommelier prova uma água deve conseguir distinguir a sua origem, bem como outras propriedades como a quantidade/qualidade de gás, o conteúdo e concentração mineral. Foi este conhecimento que Antunes da Silva aprofundou durante o curso na Doemens Academy, partilhando a nova designação com um grupo ainda muito restrito em termos mundiais.

 

Manuel Antunes da Silva, que assume agora o título de primeiro e único Water Sommelier em Portugal, faz parte do Super Bock Group desde 2002, onde é diretor técnico de todas as concessões hidrominerais. Com experiência de 27 anos, é atualmente responsável pela gestão de recursos hidrominerais da empresa, assegurando a sua correta exploração e garantindo a sua sustentabilidade ao longo do tempo.

 

VEJA TAMBÉM: DESCUBRA OS INÚMEROS BENEFÍCIOS DA ÁGUA SALGADA

A sua carreira iniciou-se na área de Geologia, o que lhe permitiu adquirir experiência e conhecimento dos processos que levam à transformação da água da chuva em água mineral natural, um estado muito mais completo e puro. Ao longo do tempo, depois de ter participado em várias sessões e eventos de prova em Portugal e no estrangeiro, Manuel Antunes da Silva treinou a capacidade de distinguir os diferentes tipos de águas.

 

Do seu vasto percurso destaque ainda para o facto de ser autor e coautor de mais de 20 publicações técnicas, membro da International Hidrogeologists Association, a colaborar com a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente e a Associação de Temas de Portugal , entre outras entidades.

 

 

Artigo anterior

Dia Internacional da Paz: conheça os vários símbolos da paz no mundo

Próximo artigo

Decoração: A iluminação é sem dúvida a cereja no topo do bolo