Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Portugal: férias de verão em modo low cost

Portugal: férias de verão em modo low cost

Portugal é um país pequeno, mas tem inúmeros locais para descobrir nas férias de verão sem que para isso tenha de levar um rombo na carteira. Desde as serras com paisagens de cortar a respiração, passando por aldeias à moda antiga e pelas praias com areais infindáveis, há de tudo um pouco. Descubra cinco destinos propostos pela plataforma momondo.

Pinterest Google+

Praia da Vitória

Começando pelas ilhas dos Açores, mais precisamente na Ilha Terceira, chegamos à cidade da Praia da Vitória e ficamos de queixo caído. O verde toma conta dos nossos olhos e a tranquilidade é ponto assente. Situada na costa este da ilha, a cidade oferece uma arquitetura típica e a maior baía do Arquipélago dos Açores. O peixe é o rei da gastronomia local. Uma das sugestões da momondo é o Atlântida Mar Hotel, de quatro estrelas, com uma vista mar de cortar a respiração.

 

Peniche

De volta ao continente, chegamos à cidade de Peniche, na zona oeste de Portugal, no distrito de Leiria. São inúmeras as praias de extensos areais, ideais para a prática de surf, bodyboard e windsurf, como Supertubos e Baleal. Não deve deixar de ir à Fortaleza de Peniche e de fazer um passeio de barco até à ilha das Berlengas, onde se encontram algumas das praias mais paradisíacas do país. O MH Peniche é uma das sugestões da momondo, a dois passos da praia.

 

VEJA TAMBÉM: PARA VISITAR: OS CABOS MAIS MAGNÍFICOS DE PORTUGAL

 

Aldeias do Xisto

Mais no interior centro, chegamos às famosas Aldeias do Xisto, entre os distritos de Castelo Branco e Coimbra, onde terá oportunidade de viver como os locais. As casas, construídas com a pedra proveniente das montanhas da zona, e a gastronomia típica são os fatores diferenciadores deste destino. Quem escolhe passar uns dias por aqui tem garantida a calma e o sossego, além de que terá possibilidade de fazer um programa com passagem por vários pontos obrigatórios. Algumas zonas a marcar no mapa são a Serra do Açor, a Serra da Lousã e a região do Zêzere. Entre as aldeias e alojamentos que farão cumprir os requisitos de quem procura esta experiência, poderá encontrar as Casas do Rio, na Pampilhosa da Serra, o Palácio da Lousã Boutique Hotel, na Lousã e o Convento da Serta Hotel, na Sertã.

 

Gerês

O Gerês é um dos destinos mais requisitados de Portugal, por onde todos devem passar e explorar pelo menos uma vez na vida. A serra fica no Parque Nacional da Peneda-Gerês, que está cheio de vestígios da época romana e da era medieval e, por isso, rico em história. Além disso, a UNESCO classificou o parque como Reserva Mundial da Biosfera, o que lhe confere uma importância redobrada no que diz respeito ao património natural. As ofertas são mais que muitas, mas a momondo indica o Águas do Gerês – Hotel, Termas & Spa, a opção que fica mais em conta, mantendo as linhas típicas da região.

 

VEJA TAMBÉM: CONHEÇA ALGUNS DOS MAIORES RECIFES DE CORAL DO MUNDO

 

Porto Covo

Mais a sul, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, encontramos Porto Covo e as suas mil e uma praias secretas. Os petiscos alentejanos no final do dia são a cereja no topo do bolo de tudo o que este destino tem para oferecer. De qualquer ponto, podemos ter vista privilegiada para a famosa Ilha do Pessegueiro, que se rodeia pela imensidão de um mundo azul. Entre muitas opções de locais para passar a noite, a plataforma sugere uma opção bem típica em cima da praia, Chalé da Baía.

 

Para além destes destinos bem pitorescos (veja imagens na galeria acima), pode ainda visitar outros locais como Dornes, Cacela Velha ou, ainda, Castelo Rodrigo para fazerem parte do seu roteiro de férias de verão.

Artigo anterior

Vinhos de verão: sugestões para vários pratos

Próximo artigo

Fórmula integrada para perder a famosa barriguinha