Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Portugal é o país per-capita com mais inscrições de jovens que querem descobrir gratuitamente a Europa

Portugal é o país per-capita com mais inscrições de jovens que querem descobrir gratuitamente a Europa

Em Portugal, 6.300 jovens inscreveram-se no DiscoverEU, a iniciativa europeia que permite aos jovens com 18 anos, feitos até 31 de dezembro de 2018, viajarem gratuitamente pela Europa durante um mês em 2019. Próxima fase de candidaturas deverá arrancar no verão

Pinterest Google+

Portugal é o país per-capita com mais inscrições no DiscoverEU – iniciativa lançada pela Comissão Europeia e que, em Portugal, tem na Agência Erasmus+ Juventude em Ação, por via do Eurodesk, o elemento fundamental de suporte.

 

No total, foram mais de 6.300 os jovens nacionais que se candidataram a um passe de viagem gratuito para descobrir a Europa e que terão, agora, oportunidade de viajar, sozinhos ou em grupo, entre 15 de abril e 31 de outubro, por um período que pode ir até 30 dias. Veja abaixo o vídeo sobre a iniciativa (em inglês).

 


Os jovens deverão preencher um formulário, onde poderão escolher entre um e quatro países para viajar. Podem candidatar-se individualmente ou em grupo, até um máximo de cinco jovens.

 

Nesta segunda fase da iniciativa DiscoverEU – que suscitou o interesse de aproximadamente 80 mil jovens de todos os Estados-Membros da União Europeia –, apenas Alemanha (14.348), Itália (9.796), França (8.663) e Espanha (8.504) obtiveram um maior volume de inscrições. Fica, ainda, a nota de que, das 80 mil candidaturas, foram selecionadas 14.536 inscrições, com base nos critérios e nas quotas estabelecidas para cada Estado-Membro.

 

Para Luis Alves, diretor da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, «é um motivo de orgulho enorme perceber que os jovens portugueses são, na Europa, aqueles que maior vontade de conhecer o seu continente demonstram». O responsável acrescenta, ainda, que «a Agência Erasmus+ Juventude em Ação pretende continuar a assumir-se como uma estrutura facilitadora, sempre disponível para apoiar estes jovens nestas importantes descobertas».

 

VEJA TAMBÉM: PARTA À DESCOBERTA DE CIDADES MENOS CONCORRIDAS (MAS IGUALMENTE CARISMÁTICAS) DA EUROPA

 

A próxima fase de candidaturas deverá arrancar no verão. «Acredito que, na próxima fase de candidaturas, serão ainda mais os portugueses a demonstrar interesse em descobrir a Europa através de um périplo pessoal», conclui.

 

A iniciativa DiscoverEU assume-se como uma experiência de viagem informal, simples e acessível, destinada a jovens ou pequenos grupos de jovens de 18 anos, dando-lhes a possibilidade de conhecer o património e a diversidade cultural da Europa, de estabelecer contacto com outros jovens e de descobrir a sua identidade europeia.

Artigo anterior

O melhor chocolate do mundo está de volta ao Campo Pequeno

Próximo artigo

Combata a depressão de inverno