Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Portugal é o melhor país da Europa para fazer road trips

Portugal é o melhor país da Europa para fazer road trips

Em 31 países analisados, Portugal ocupa o primeiro lugar do pódio pela pontuação alcançada nas várias variáveis, como a qualidade das estradas, abundância da natureza, pontos de interesse e preço dos carros de aluguer.

Pinterest Google+
PUB

Com a possibilidade de viagens no horizonte, a momondo.pt, site de pesquisa de viagens global, lançou o Índice de road trips, e Portugal aterrou no topo da lista de melhores destinos europeus a explorar de carro.

 

Para ajudar quem quiser fazer-se à estrada este verão, a momondo.pt analisou 31 países europeus e desenvolveu o índice em torno de seis categorias: clima, segurança e infraestruturas, preço, trânsito e sustentabilidade, aluguer de carro, e natureza e pontos de interesse.

 

Em cada categoria, foram definidos 17 fatores para elaborar uma imagem o mais completa possível daquilo que poderá interessar aos viajantes ao decidirem o destino de uma road trip.

 

VEJA TAMBÉM: DE CHAVES A FARO: ROTEIRO DE AUTOCARAVANA PELA ESTRADA MAIS COMPRIDA DE PORTUGAL

 

Portugal ocupa o primeiro lugar do pódio como melhor país europeu para uma road trip, conquistando boas pontuações na qualidade das estradas, abundância da natureza, pontos de interesse, e preço dos carros de aluguer.

 

As pontuações quanto às horas de sol por ano, à pouca poluição atmosférica e ao trânsito também são bastante elevadas. Em segundo lugar está a Espanha, com pontuações elevadas em categorias semelhantes. Embora o clima não seja o mais apelativo no Luxemburgo, o país que ocupa o terceiro lugar tem uma natureza e oferta cultural e histórica incríveis. Os preços de aluguer de carros são razoáveis, bem como os do alojamento e do combustível.

 

TOP 10 de melhores destinos para uma road trip

  1. Portugal
  2. Espanha
  3. Luxemburgo
  4. Alemanha
  5. Suécia
  6. Eslovénia
  7. Finlândia
  8. Dinamarca
  9. Itália
  10. Islândia

 

O Índice de road trips também apresenta os países que conquistaram o primeiro lugar em cada categoria. Os vencedores em cada categoria são:

 

Clima: Espanha

A baixa precipitação e um grande número de horas de sol faz de Espanha o melhor país para uma road trip soalheira. Em segundo lugar encontra-se a Grécia, seguida por Portugal e Turquia.

 

Segurança e infraestruturas: Suíça

Os países com boas classificações nesta categoria são os que têm menos acidentes e melhores estradas. A Suíça conquistou o primeiro lugar, recebendo pontuações elevadas os Países Baixos, Alemanha, Áustria e Suécia.

 

Preço: Ucrânia

Esta categoria classifica o país pelos preços dos combustíveis, alojamento e estacionamento, bem como pelas políticas de portagens. A Ucrânia ficou em primeiro lugar, e a ocupar o resto do TOP 5 encontram-se a Lituânia, Rússia, Polónia e Roménia.

 

Trânsito e sustentabilidade: Países Baixos

Esta categoria inclui fatores que afetam as condições de circulação, como a poluição atmosférica, o trânsito e a quantidade de carros por 1000 habitantes. Também tem em conta o número de estações de carregamento de carros elétricos para quem quiser alugar um carro ecológico. Os Países Baixos chegaram ao primeiro lugar, seguidos pela Noruega, Finlândia, Islândia e Suécia.

 

Moinhos na Holanda

Aluguer de carro: Eslováquia

Esta categoria classifica os países com base não apenas no preço do aluguer de um carro, mas também na classificação das rent-a-cars. Com uma combinação entre o segundo lugar dos preços mais baratos e excelentes classificações, a Eslováquia agarrou o primeiro lugar da categoria, seguida pela Letónia, Eslovénia, Roménia e Polónia.

 

Natureza e pontos de interesse: Suíça

Esta categoria inclui dois fatores recorrentes quando pensamos numa road trip: a beleza natural do país e o número de locais que são Património Mundial da UNESCO. A Suíça arrebatou o prémio com as suas cordilheiras, lagos e florestas majestosas, mas também por ser o país europeu com mais locais de Património Mundial em relação à sua área territorial. O segundo lugar foi para o Luxemburgo, seguido pela Áustria, Portugal e Eslovénia.

 

 

Artigo anterior

Creme corporal floral: receita para fazer em casa

Próximo artigo

Parceiro barulhento? Resolva incompatibilidades de sono do casal