Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Portugal é o 11º país mais pacífico do mundo

Portugal é o 11º país mais pacífico do mundo

O Índice Global da Paz 2015 coloca Portugal numa posição de topo em termos de paz, no conjunto dos 162 países analisados. O ranking é liderado pela Islândia e apresenta a Síria como o país menos pacífico do mundo. Conclui ainda o índice que o mundo está, em 2015, muito dividido no que toca a paz.

Pinterest Google+

Índice Global da Paz 2015, realizado pela organização não-governamental, Institute for Economics & Peace, coloca Portugal em 11º lugar no ranking dos países mais pacíficos do mundo, numa listagem que inclui 162 países. Quando contando apenas os países europeus, Portugal sobe para o 7º lugar.
A Europa é, aliás, o continente mais pacífico, com três países no pódio: Islândia é o país mais pacífico do mundo, seguindo-se a Dinamarca e a Áustria. No último lugar da tabela, encontra-se a Síria (162º), antecedida do Iraque e do Afeganistão.

 

No ranking dos países listados, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe não foram classificados. Dos restantes países de língua oficial portuguesa Moçambique ocupa a 80ª posição, seguido pela Guiné Equatorial na 81ª, enquanto Angola está em 88.º lugar, o Brasil em 103º e a Guiné-Bissau em 12º.

 

A Guiné-Bissau foi o país que registou uma melhoria significativa na pontuação entre os 162 da lista, tendo subido 24 lugares. «A realização de eleições credíveis e predominantemente pacíficas em 2014 reduziu as tensões e melhorou a segurança», explica o estudo.
 
Esta é a nona edição do índice, que se baseia na análise de 23 indicadores quantitativos e qualitativos provenientes de fontes idóneas dos países e a nível internacional. O índice mede a paz mundial por meio de três grandes temas: o nível de segurança e proteção na sociedade, a extensão do conflito doméstico e internacional e o grau de militarização.
 
Segundo a organização, a análise cobre 99,6 por cento da população mundial. E mostra que o mundo está muito dividido no que toca a paz. Muitos países que integram a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) apresentam níveis históricos em termos de paz, devido à redução de homicídios e redução dos níveis de despesas e compromissos militares. Por outro lado, a intensidade dos conflitos armados aumentou dramaticamente, com o número de pessoas mortas em conflitos a nível global a triplicar de 49 mil em 2010 para 180 mil em 2014.
 
Contudo, no geral, os níveis de paz globais mantiveram-se estáveis mas são inferiores aos de 2008. No entanto, a pontuação geral disfarça uma divisão cada vez maior entre as mais e menos pacíficas nações. Desde o ano passado, 81 países melhoraram os seus níveis de tranquilidade enquanto 78 deterioraram.

Artigo anterior

Cientistas desvendam o sucesso do treino intervalado

Próximo artigo

Os segredos de Taylor Swift