Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Portugal: 386 praias com Qualidade de Ouro em 2020

Portugal: 386 praias com Qualidade de Ouro em 2020

A época balnear arranca a 6 de junho. Conheça a análise da Quercus para 2020. A região do Algarve apresenta a maior queda em comparação com 2019, enquanto que a região Tejo e Oeste regista a maior subida de zonas balneares galardoadas.

Pinterest Google+

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza apresenta a lista de atribuição do Galardão Qualidade de Ouro 2020, que vem distinguir a qualidade da água balnear das praias portuguesas.

 

No presente contexto, a Quercus pretende desde já salientar que «considera imprescindível, nesta época balnear, o cumprimento das regras sanitárias nas praias, delineadas pela Direção-Geral da Saúde. A Quercus apela assim aos portugueses que façam um atempado planeamento das suas deslocações às praias, no sentido de evitar acumulações no areal e nos acessos às zonas balneares, consultando para o efeito a aplicação móvel InfoPraia da Agência Portuguesa do Ambiente».

 

VEJA TAMBÉM: PRAIAS PORTUGUESAS A NÃO PERDER NESTE VERÃO

 

De acordo com os critérios definidos em 2019, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:

 

– Qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares de 2015 a 2019;

 

– Todas as análises realizadas na última época balnear (2019) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100ml e 500ufc/100ml, respectivamente;

 

– Na última época balnear (2019), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.

 

VEJA TAMBÉM: PRAIAS TRANQUILAS NO ALGARVE

 

A informação utilizada nesta avaliação é a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

 

Das praias galardoadas, 322 são praias costeiras, 54 são praias interiores e 6 são de transição. Sobressai no presente ano o aumento de atribuições do galardão “Qualidade de Ouro” a praias interiores, num total de 14 distinções, o que representa um aumento de cerca de 26%.

 

Analisando por regiões, e de acordo com a tabela anexa ao gráfico, verifica-se que a Região Tejo e Oeste voltou a ser a que contabilizou mais praias com “Qualidade de Ouro (106), seguida do Região do Algarve (76) e da Região Norte (66). Em comparação com o ano de 2019, na Região Tejo e Oeste verificou-se uma subida de 12 atribuições deste galardão. Já as Regiões do Algarve e do Norte tiveram uma diminuição de 11 e 8 Bandeiras Qualidade de Ouro, respetivamente.

 

VEJA TAMBÉM: TAPADA GRANDE, UMA PRAIA FLUVIAL MULTIFACETADA

 

As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores verificaram uma subida de 3 e 5 praias galardoadas, respetivamente. Nas Regiões Centro e do Alentejo verificou-se igualmente uma subida de 5 e 1 Galardões, respetivamente.

 

Todos os Municípios nacionais com praias galardoadas poderão solicitar a arte final da Bandeira “Praia com Qualidade de Ouro 2020” através dos contatos gerais da Quercus.
A cerimónia oficial de hasteamento da Bandeira “Praia Qualidade de Ouro 2020” realizar-se-á na Praia Fluvial da Ponte Soeira, concelho de Vinhais, em data a definir oportunamente.

 

 

Artigo anterior

O que quer para a sua vida? Defina objetivos com o método SMART

Próximo artigo

O ciclo do arroz: do cultivo ao prato