Home»FOTOS»Porque deve comer uma banana todos os dias? Porque o seu coração agradece

Porque deve comer uma banana todos os dias? Porque o seu coração agradece

Pela primeira vez, investigadores dos Estados Unidos provaram que uma dieta pobre em potássio promove o endurecimento das artérias, levando a consequentes problemas cardíacos. Comer alimentos ricos em potássio deve assim fazer parte da dieta diária.

Pinterest Google+

Investigadores da Universidade do Alabama em Birmingham, EUA, mostraram, pela primeira vez, que a redução de potássio na alimentação promove a rigidez nas artérias do corpo, segundo estudo realizado em ratos. Essa rigidez arterial em seres humanos é preditiva de doença cardíaca e de morte por doença cardíaca.

 

Assim, ingerir alimentos ricos em potássio, como bananas e espinafres, pode ajudar a proteger contra a calcificação vascular, também conhecida como endurecimento das artérias, revelam os investigadores em comunicado. (Veja os alimentos ricos em potássio na galeria acima)

 

Os pesquisadores da UAB também descobriram que o aumento dos níveis de potássio na dieta diminuiu a calcificação vascular e a rigidez aórtica. Além disso, eles desvendaram o mecanismo molecular subjacente aos efeitos dos altos ou baixos níveis de potássio no organismo.

 

Veja também: Os benefícios da banana: energia para o dia

 

Esse conhecimento enfatiza a necessidade de considerar a ingestão dietética de potássio na prevenção de complicações vasculares da aterosclerose. Ele também fornece novos alvos para possíveis terapias para prevenir ou tratar a calcificação vascular aterosclerótica e rigidez arterial.

 

 

Quando os pesquisadores analisaram os ratos que foram expostas a três diferentes concentrações de potássio, com base em níveis fisiológicos normais de potássio no sangue, eles encontraram um efeito direto do potássio na calcificação arterial dentro dos anéis arteriais. Os anéis arteriais com baixo teor de potássio aumentaram marcadamente a calcificação, enquanto o alto teor de potássio inibiu a calcificação aórtica.

 

Veja também: Bananas verdes: boas ou más?

 

«Os resultados têm um importante potencial de tradução, uma vez que demonstram o benefício de suplementação de potássio adequada na prevenção da calcificação vascular em ratos propensos a aterosclerose, e o efeito adverso da baixa ingestão de potássio», comenta Paul Sanders, professor de nefrologia no Departamento de Medicina da UAB e coautor do estudo.

 

A Universidade indica também quais os alimentos mais ricos em potássio. Confira na galeria acima.

 

Artigo anterior

Os castelos de Portugal

Próximo artigo

Lisboa vai participar no primeiro triatlo mindful do mundo