Home»FOTOS»Porque as cebolas nos fazem chorar?

Porque as cebolas nos fazem chorar?

Certamente já chorou a cortar uma cebola, mas alguma vez se perguntou porque é que isto acontece? Pois dizemos-lhe que é o mais ‘guerreiro’ dos vegetais. Mas este é apenas um contratempo, pois os seus benefícios para saúde são inúmeros. Apresentamos-lhe…. o mundo da cebola.

Pinterest Google+

A cebola é bastante utilizada na alimentação humana e faz parte de variadíssimos pratos, dos mais simples aos mais exóticos. São, aliás, produzidas em 170 países. Ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, trazem inúmeros benefícios para a saúde humana, mas trazem alguns inconvenientes, sendo o choro o principal. Até o maior chef de cozinha do mundo é capaz de verter uma lágrima quando está a cortar aquela cebola mais ‘malandreca’. Mas porque isto acontece? Porque choramos ao cortar cebolas?

 

Especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Texas A & M, EUA, explica o porquê de isto acontecer e tudo se deve a um mecanismo de defesa. Na terra, há sempre muitas criaturas e, para se protegerem, as cebolas têm sulfóxidos e outras enzimas. Quando abrimos uma cebola ao meio, o ácido sulfenico é solto. O sin-propanethial-S-óxido (que é um gás quase impossível de pronunciar) quando toca os olhos dos seres humanos, ou de qualquer outro animal, faz com que sejam libertadas lágrimas.

 

VEJA TAMBÉM: A CIÊNCIA DO CAMARÃO: BOM OU MAU?

 

As cebolas brancas, amarelas e vermelhas são aquelas que mais fazem chorar. Enquanto as cebolas doces, verdes e as cebolinhas são aquelas que menos ‘riscos’ levam aos seus olhos, que são um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano.

 

Mas nós também somos ‘guerreiros’. E os nossos olhos têm um mecanismo de defesa apropriado para este gás, as lagrimas. «Os seus olhos reagem ao gás formado e como tal tentam eliminá-lo com lágrimas», explica o professor da Faculdade de Medicina do Texas e oftalmologista, Robert H. Rosa Jr. O gás libertado pelas cebolas é inofensivo e, para além de alguma irritação, temporária, ou olhos vermelhos, os seus olhos não sofrem grandes males por estar a cortar cebolas.

 

VEJA TAMBÉM: MELHORE O SEU HUMOR COM A AJUDA DE ALIMENTOS RICOS EM DOPAMINA

 

Mas, para evitar estas lágrimas, existem algumas técnicas que pode usar na altura em que está a cortar cebolas. Uma das formas de impedir que este gás chegue aos seus olhos é usar óculos de proteção, mas esta é uma medida um pouco excessiva. «Algumas pessoas podem cortar as cebolas numa tigela de água», diz Rosa. «Eu pessoalmente recomendo usar gotas para os olhos pois estas ajudam a lubrificar depois destes terem sido expostos ao gás da cebola», conta.

 

Para acabar com o choro, há quem fale em modificar geneticamente as cebolas para que estas não tenham as enzimas que acabam por irritar os olhos. Não gostamos muito destas alterações. Do que gostamos mesmo é dos seus inúmeros benefícios para saúde. Confira na galeria acima.

 

Artigo anterior

Regresso às aulas sem stress... para os pais

Próximo artigo

Formas de prevenir e tratar uma dor de cabeça