Home»FOTOS»Porque as cebolas nos fazem chorar?

Porque as cebolas nos fazem chorar?

Certamente já chorou a cortar uma cebola, mas alguma vez se perguntou porque é que isto acontece? Pois dizemos-lhe que é o mais ‘guerreiro’ dos vegetais. Mas este é apenas um contratempo, pois os seus benefícios para saúde são inúmeros. Apresentamos-lhe…. o mundo da cebola.

Pinterest Google+
PUB

A cebola é bastante utilizada na alimentação humana e faz parte de variadíssimos pratos, dos mais simples aos mais exóticos. São, aliás, produzidas em 170 países. Ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, trazem inúmeros benefícios para a saúde humana, mas trazem alguns inconvenientes, sendo o choro o principal. Até o maior chef de cozinha do mundo é capaz de verter uma lágrima quando está a cortar aquela cebola mais ‘malandreca’. Mas porque isto acontece? Porque choramos ao cortar cebolas?

 

Especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Texas A & M, EUA, explica o porquê de isto acontecer e tudo se deve a um mecanismo de defesa. Na terra, há sempre muitas criaturas e, para se protegerem, as cebolas têm sulfóxidos e outras enzimas. Quando abrimos uma cebola ao meio, o ácido sulfenico é solto. O sin-propanethial-S-óxido (que é um gás quase impossível de pronunciar) quando toca os olhos dos seres humanos, ou de qualquer outro animal, faz com que sejam libertadas lágrimas.

 

As cebolas mais agressivas

As cebolas brancas, amarelas e vermelhas são aquelas que mais fazem chorar. Enquanto as cebolas doces, verdes e as cebolinhas são aquelas que menos ‘riscos’ levam aos seus olhos, que são um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano.

 

Mas nós também somos ‘guerreiros’. E os nossos olhos têm um mecanismo de defesa apropriado para este gás, as lagrimas. «Os seus olhos reagem ao gás formado e como tal tentam eliminá-lo com lágrimas», explica o professor da Faculdade de Medicina do Texas e oftalmologista, Robert H. Rosa Jr. O gás libertado pelas cebolas é inofensivo e, para além de alguma irritação, temporária, ou olhos vermelhos, os seus olhos não sofrem grandes males por estar a cortar cebolas.

 

Mas, para evitar estas lágrimas, existem algumas técnicas que pode usar na altura em que está a cortar cebolas. Uma das formas de impedir que este gás chegue aos seus olhos é usar óculos de proteção, mas esta é uma medida um pouco excessiva. «Algumas pessoas podem cortar as cebolas numa tigela de água», diz Rosa. «Eu pessoalmente recomendo usar gotas para os olhos pois estas ajudam a lubrificar depois destes terem sido expostos ao gás da cebola», conta.

 

Para acabar com o choro, há quem fale em modificar geneticamente as cebolas para que estas não tenham as enzimas que acabam por irritar os olhos. Não gostamos muito destas alterações. Do que gostamos mesmo é dos seus inúmeros benefícios para saúde. Confira na galeria acima.

 

VEJA TAMBÉM:

APRENDA A FAZER TIBORNA DE FILETES DE CAVALA COM MOLHO DE PIMENTOS

MENOS SAL, MAIS TEMPEROS: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE 27 CONDIMENTOS

GÁS ETILENO: COMO MANTER A FRUTA E OS LEGUMES BIOLÓGICOS FRESCOS POR MAIS TEMPO

 

Artigo anterior

Como organizar o trabalho e a família

Próximo artigo

Quais os riscos da terapêutica hormonal de substituição?