Home»FOTOS»Pólen de abelha: benefícios para a sua saúde

Pólen de abelha: benefícios para a sua saúde

Tem a cor do ouro e é considerado um dos superalimentos mais completos e um autêntico impulsionador do bem-estar. É rico em proteínas, aminoácidos, antioxidantes, vitaminas e ácido fólico. Fique a conhecer os principais benefícios do seu consumo, com apenas uma colher de chá por dia.

Pinterest Google+
PUB

Dá energia. Os nutrientes encontrados no pólen de abelha fazem com que este seja um energizante natural. Assim como os hidratos de carbono, as proteínas e as vitaminas do complexo B ajudam a manter a estabilidade (necessária) durante o dia, aumentando a resistência na luta contra a fadiga.

 

Melhora o aspeto da pele. O pólen de abelha é frequentemente usado em produtos dérmicos que visam tratar doenças inflamatórias e irritações comuns da pele, como é o caso da psoríase ou eczema. Os aminoácidos e as vitaminas protegem a pele e ajudam na regeneração das células.

 

Melhora o sistema respiratório. Como já foi referido, devido à elevada quantidade de antioxidantes, presentes no pólen, este produz um efeito anti-inflamatório sobre os tecidos dos pulmões, impedindo o aparecimento da asma.

 

Trata alergias. O pólen reduz a presença de histamina, fator que melhora muito as alergias. Citado pelo ‘Food Matters’, o médico Leo Conway conta que 94 por cento de seus pacientes, após terem sido alvo de um tratamento com administração oral de pólen, «já não apresentam sintomas de alergia». Desde a asma à sinusite, todas as alergias foram contempladas, confirmando assim que o pólen de abelha é, verdadeiramente, eficaz contra um vasto leque de doenças respiratórias.

 

Facilita o sistema digestivo. Para além de conter vitaminas saudáveis, minerais e proteínas, o pólen de abelha também contém enzimas que podem ajudar na digestão. As enzimas ajudam o organismo a extrair, dos alimentos ingeridos, todos os nutrientes necessários.

 

Impulsiona o sistema imunológico. O pólen traz benefícios para a flora intestinal, logo beneficia também o sistema imunitário. Citado pela ‘Food Matters’ o especialista de saúde, Joseph Mercola, refere que «o pólen de abelha tem propriedades do tipo antibiótico que podem ajudar a proteger o corpo contra viroses».

 

Acalma e facilita a perda de vícios. O pólen é usado de forma holística para a cura de vícios, o que permite tratar especificamente a ansiedade e suprimir impulsos, principalmente no que diz respeito à gestão de peso.

 

Reforça o sistema cardiovascular. O pólen de abelha contém grandes quantidades de rutina (um bioflavonoide antioxidante) que ajuda a fortalecer a estrutura capilar e os vasos sanguíneos. Facilita a circulação sanguínea e corrige os níveis de colesterol. As suas propriedades anticoagulantes podem ajudar a prevenir ataques cardiovasculares e derrames.

 

Problemas de próstata. Os homens que sofrem de hiperplasia benigna da próstata podem amenizar o seu problema, consumindo pólen de abelha, uma vez que as suas propriedades podem reduzir a inflamação e travar os impulsos frequentes de urinar.

 

Fertilidade. O consumo de pólen restaura a função dos ovários, por conseguinte, pode ser utilizado para ‘acelerar’ a gravidez. Sendo um impulsionador hormonal também é um bom afrodisíaco!

 

 

VEJA TAMBÉM:

A FORÇA DO MEL E DA CANELA JUNTOS: FACTO OU FICÇÃO?

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DESTE NÉCTAR MILENAR

COMO TRATAR UMA PICADA DE ABELHA

 

 

 

 

 

Artigo anterior

Estamos na primavera. Vamos plantar?

Próximo artigo

O que a cenoura pode fazer pela sua pele