Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Plataforma online apoia grávidas

Plataforma online apoia grávidas

A plataforma gratuita Vista Salutis funciona como um guia digital, fornecendo às futuras mães dados sobre os principais indicadores da gravidez em cada uma das fases de gestação

Pinterest Google+

Em 2015 foi lançada a plataforma de apoio materno-fetal gratuita Vita Salutis Baby, desenvolvida pela Take the Wind em parceria com a consultora IMS Health. São cerca de 1500 as grávidas que já usufruem do apoio da plataforma, que funciona como um guia digital para as futuras mães, ajudando-as a acompanhar e a gerir os principais indicadores da gravidez e organizando os dados referentes à sua evolução e disponibilizando essa informação de forma adequada em cada uma das fases.

 

Em entrevista à Mood, Catarina Silva, uma das responsáveis do projeto, explica que, ao fazer o registo na plataforma Vita Salutis Baby, a grávida «beneficia do acesso a um conjunto privilegiado de informação sobre a evolução da sua gravidez, permitindo identificar sinais e sintomas que requeiram apoio clínico, bem como manter um registo actual e diário dos principais parâmetros a controlar (peso, tensão arterial, glicemia).»

 

As grávidas usufruem do acompanhamento diário de uma equipa de especialistas que «envia uma mensagem com frases sobre o que esperar em cada fase específica da gravidez, salientando o número de semanas e dias e, como não poderia deixar de ser, o que se está a passar na sua barriga.» Ainda, são disponibilizados vídeos com exercícios adaptados à gravidez para que a grávida possa preparar o seu corpo para as transformações que se avizinham, assim como informações sobre a amamentação e pós-parto.

 

Muitas das grávidas registadas tiveram conhecimento da plataforma através de profissionais de saúde. A Maternidade Júlio Dinis registou 315 mulheres durante o ano de 2015; enquanto a Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentou 90 registos e o Centro Hospitalar do Barreiro-Montijo e o Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho registaram juntos 40 futuras mães.

 

A plataforma, que tem uma versão em português e uma em inglês, pode ser acedida gratuitamente através do site da empresa. Adicionalmente, a grávida pode ter este registo associado à maternidade onde é seguida, o que significa que poderá ainda ver conteúdos que a maternidade escolheu especialmente para si.

Artigo anterior

Kevin Costner lança o seu primeiro livro

Próximo artigo

Benefícios surpreendentes do sexo