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“Pin an Interest”: como as marcas deviam estar a usar o Pinterest para se aproximarem do seu público

O Pinterest foi criado para inspirar ideias e motivar as pessoas. É talvez a plataforma de marketing menos priorizada pelas marcas, contudo dá oportunidade às marcas para se habituarem a pensar mais criativamente.

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Adoro o Pinterest.

Não há aplicação melhor para passar o tempo a sonhar – ‘Tiny houses’, inspiração de moda ou decoração, jardins interiores, DiY para os trabalhos da escola ou para a casa (aqueles que ficam sempre perfeitos nos vídeos, mas para os quais é preciso perceber de bricolagem e ter muitas ferramentas – não é o meu caso 😊), livrarias, receitas, ou a minha mais atual tendência, croché e tricô.

 

Adoro (já disse?).

Como gestora de marca confesso que nunca tinha pensado no Pinterest como plataforma de comunicação. Certo que posso estar condicionada pela minha área de atuação. É pouco “pinterestável” (inventei!) mas, certo é que há marcas a usar, e bem.

 

A Primark e o Pinterest juntaram-se para criar uma coleção de artigos para casa inspirada em tendências de pesquisa na plataforma sobre decoração de interiores. Uma forma invertida de criar produtos, utilizando os insights dos utilizadores.

 

De acordo com o site da marca a falta de dinheiro (51%) e a falta de inspiração (22%) são alguns dos desafios que os consumidores sentem quando chega o momento de decorar ou redecorar. Com esta parceria a marca quer facilitar o processo de projetar e transformar o espaço com peças elegantes e económicas (e que ainda respondem à procura).

 

Esta colaboração mostra-nos como as marcas se podem unir para surpreender e, sobretudo, dar resposta aos sonhos dos consumidores. As novidades não se ficam pela colaboração. Esse é só o ponto de partida.

 

Com este projeto, e pela primeira vez, os clientes poderão comprar a coleção diretamente via Pinterest usando o Click & Collect. Também é possível, antes de comprar a coleção, ir ao Pinterest e usar o Collages – uma ferramenta interativa para os vários visuais, usando recortes de produtos da linha Primark – e criar um ‘moodboard’.

 

Verdade que os dados usados na pesquisa dizem respeito aos utilizadores do Pinterest do Reino Unido – um número razoável de 12 milhões de usuários 😜 que interagem com conteúdo de decoração para casa, com pesquisas crescentes por termos como “quarto aconchegante em estilo chalé” (+170%) e “quarto extravagante” (+130%) – contudo, parece-me que serão dados suficientes para que as três coleções, que vão de pratos até roupas de cama ou acessórios minimalistas para a casa, cumpram as tendências de grande parte dos consumidores europeus.

 

A Primark assume, com esta parceria, o compromisso em tornar os pins guardados (os sonhos) em realidade – o que sabemos nem sempre é fácil. Infelizmente não tenho a certeza de que estas coleções cheguem a Portugal, mas, para os curiosos, o lançamento acontece em março no Reino Unido.

 

Mas o que podem as outras marcas aprender com esta colaboração e sobre como devem usar o Pinterest a seu favor? O Pinterest foi criado para inspirar ideias e motivar as pessoas. É talvez a plataforma de marketing menos priorizada pelas marcas, contudo dá oportunidade às marcas para se habituarem a pensar não só mais visualmente, mas mais criativamente. É um excelente impulsionador de crescimento para várias indústrias.

 

Esta plataforma tem um total de utilizadores mensais de 553 milhões (dados Statista para Q4 2024), é comprovadamente geradora de tráfego, incentiva a compra por impulso e remove etapas desnecessárias no processo de compra (através da compra direta sem sair da plataforma).

 

O Pinterest, em comparação com outras plataformas (Tik Tok, Facebook, Instagram), permite que as marcas partilhem imagens e vídeos que retratam o estilo de vida associado à marca, em vez de vender produtos. É a inspiração que permite ao consumidor sonhar com o produto dentro do seu contexto de vida quotidiana e lhes acrescenta valor que, em última análise, inspirará as vendas.

 

O fato de ter mais de 500 milhões de utilizadores, mais de 2 milhões de pins guardados todos os dias, compreende-se que seja um agregador de dados fantástico para obter insights únicos ​​sobre as personas do comprador, entendendo as suas preferências e padrões pessoais.

 

As marcas que souberem utilizar estes dados poderão utilizá-los para criar novos produtos. A título de curiosidade, e para percebermos o potencial da plataforma, comparado com o ano anterior, a audiência do Pinterest cresceu cerca de 23,2% (jan 24 vs. jan 23).

 

Outros dados estatísticos interessantes:

– 80% dos utilizadores referem utilizar a plataforma para encontrar novos produtos e serviços,

– 96% das pesquisas são sem marca (há muito potencial para explorar),

– 75% dos utilizadores semanais fazem compras,

– a GenZ representa 42% dos utilizadores mensais ativos,

– 69,4% do público do Pinterest era feminino e mais de 22% masculino (abril 24),

– cerca de 40% dos utilizadores do Pinterest, ou Pinners, são mulheres com idade entre 18 e 34 anos.

 

Percebe-se que esta plataforma seja particularmente eficaz para atingir utilizadores que se identificam com os gostos das mulheres na faixa dos 20 aos 30 anos. Não é, portanto, de surpreender que algumas das marcas bem-sucedidas no Pinterest em termos de marketing, estejam no setor do retalho, moda e beleza.

 

Para além da Primark há já outras marcas a marcar caminho no Pinterest como por exemplo a Sephora (1,2M seguidores), Zara (1,6M seguidores), Mango (500m seguidores), Massimo Dutti (200m seguidores), IKEA UK (300m seguidores), Airbnb (180m seguidores).

 

Assim, para usar o marketing do Pinterest com sucesso, as marcas devem:

  1. Conhecer bem o comportamento online do público-alvo (tem de responder à pergunta: o Pinterest é adequado à nossa marca?)
  2. Otimizar a distribuição do conteúdo (imagem, vídeo, palavras-chave, descrições detalhadas, etc.)
  3. Contruir uma comunidade de Pinners (com novos conteúdos regulares, recorrendo a ferramentas de tendências, marcar tópicos relevantes, utilizar a venda online, etc)
  4. Monitorizar, analisar e rever a estratégia de acordo com a direção a seguir
  5. Ter paciência. É um processo contínuo e demora algum tempo a ganhar força 😊.

 

É importante as marcas perceberem que a grande vantagem do marketing do Pinterest é que ele se integra no feed do utilizador sem o interromper, mas inspirando-o!

Sendo assim, se é gestor de marca inspire-se no Pinterest e, se for o caso, crie uma estratégia de marketing adaptada ao seu público-alvo.

 

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